Especial: Alunos do ensino fundamental têm educação musical

Secretaria pretende levar a educação musical a 500 escolas estaduais

qua, 30/10/2002 - 11h33 | Do Portal do Governo

As escolas estaduais de ensino fundamental têm uma nova ferramenta de ensino, o Guia para Educação Musical em Escolas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Associação Brasileira de Música (Abemúsica) e tem por objetivo desenvolver um trabalho de sensibilização musical com os alunos. Inicialmente, a secretaria pretende levar a educação musical a 500 escolas estaduais e a aproximadamente 300 mil estudantes.

Foram distribuídas 20 mil unidades do Guia para Educação Musical em Escolas. O manual dá subsídios aos educadores para iniciar a educação musical com alunos de 1a a 8a série. Aborda a importância da música na instituição de ensino, oferece sugestões para utilização de instrumentos feitos com sucata, traz letras musicais de coral e treinamento de ritmos, afinação e timbres. Há sugestões para comemorar datas festivas e trabalha a identidade cultural por meio do folclore. O guia apresenta discografia e bibliografia de compositores clássicos e modernos, de Mozart ao rap.

Oficinas pedagógicas
Os professores também podem participar de oficinas pedagógicas de capacitação para poder aproveitar melhor os recursos do guia. Oficialmente, o projeto teve início neste mês, mas desde o final de agosto, a Abemúsica vem realizando capacitações nas escolas. Cerca de 600 professores participaram do curso.

Uma turma de 29 professores da Diretoria de Ensino da Região Norte-2, que abrange escolas dos bairros de Cachoeirinha, Jaçanã, Mandaqui, Tremembé, Tucuruvi e Vila Medeiros, está participando do treinamento que ocorre até quinta-feira, conforme convocação publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 30.

As Diretorias Regionais de Ensino aderem voluntariamente ao projeto, e a intenção é ampliá-lo para as diretorias da Grande São Paulo e interior. Podem participar da capacitação dois assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) por diretoria e dois professores de 1a a 8a série das escolas de qualquer área do conhecimento que aderirem ao projeto. Não há necessidade de conhecimentos prévios de teoria musical.

O curso, com oito horas de duração, é dividido em dois dias e promove o conhecimento sobre hinos, folclore, música e danças do folclore brasileiro. A professora Iara Donofre que dá aulas em classes de recuperação de 4a série da Escola Estadual Alvino Bittencourt, no Tatuapé, participou da capacitação e está trabalhando com os alunos de 7 a 13 anos. ‘Eu utilizo os instrumentos da escola para ensaiar os diversos ritmos. Os alunos vêm para a sala de aula mais motivados.”

A educação musical pode ser aplicada na disciplina de Educação Artística, como em outras modalidades: Artes Plásticas, Expressão Corporal (teatro) e Desenho. A atividade, porém, é igualmente importante em relação às matérias de Matemática, para desenvolver o raciocínio lógico; História, para enfatizar o folclore; e Geografia, como conhecimento da regionalização musical.

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação