Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 25/10/2002 - 14h04 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Uma massa de ar tropical favorece o predomínio de sol e calor na maior parte do estado paulista. Uma área de baixa pressão atua na Região Sul do país, causando chuvas e trovoadas.

No decorrer do dia, predominam as condições atmosféricas típicas de verão. Com isso, tempestades locais se desenvolvem e causam pancadas de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. As temperaturas ficam elevadas em todas as áreas e as máximas superam os 30ºC no leste e se aproximam dos 40ºC no interior. No período da noite, o tempo ainda fica instável e sujeito a pancadas de chuvas, principalmente na metade leste do Estado.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 26
O final de semana começa com tempo fechado sujeito a chuviscos isolados no leste paulista. Nas demais áreas ocorrem variação de nuvens. No decorrer do dia, as nuvens predominam com períodos de sol. No oeste paulista, a instabilidade atmosférica favorece a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas. Nas áreas serranas as condições de tempo favorecem a ocorrência de chuviscos que persistem no decorrer do dia. As temperaturas sofrem ligeiro declínio e as máximas não ultrapassam os 26ºC na faixa leste e ficam em torno dos 34ºC no interior.

Domingo, dia 27
No início do dia, o tempo fica fechado na maior parte do Estado, mas o sol aparece ainda pela manhã. Na parte da tarde, as nuvens diminuem no interior e o sol predomina, elevando as temperaturas. No final do dia, áreas de instabilidade se desenvolvem no oeste paulista e são responsáveis por pancadas de chuvas e trovoadas. Os ventos úmidos soprando do mar mantêm o predomínio de nuvens na faixa leste do Estado. Além disso, tais ventos não permitem elevações bruscas nas temperaturas nessas regiões. Há condições de chuviscos, especialmente no litoral.

Segunda-feira, dia 28
A semana começa com tempo instável no Estado devido à chegada de uma frente fria. No decorrer do dia, o sistema frontal se instala sobre o território paulista e deixa o tempo chuvoso em todas as áreas. As chuvas mais intensas se concentram na metade leste e deixam elevado o potencial de alagamentos nessas áreas. Durante a noite, as chuvas persistem em todas as áreas.

Terça-feira, dia 29
Na terça-feira o tempo não muda e o tempo continua chuvoso, principalmente na faixa leste do Estado. No interior, as chuvas diminuem no decorrer do dia. O predomínio de nuvens não permite elevações bruscas nas temperaturas.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior