Meio Ambiente: Mancha de óleo no Rio Ribeira é supervisionada pela Cetesb

Os técnicos concluíram que a contaminação é de pequena gravidade, com baixo impacto ambiental

seg, 07/10/2002 - 17h06 | Do Portal do Governo

Técnicos da CETESB monitoram mancha de óleo de 4 km no Rio Ribeira de Iguape

Uma mancha de óleo com 4 km de extensão no Rio Ribeira de Iguape, no trecho entre os municípios de Eldorado e Sete Barras, mobilizou uma equipe de técnicos da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. A primeira informação partiu de uma moradora de Eldorado, alertando a Agência Ambiental de Santos.

O Setor de Operações de Emergência da CETESB, que foi acionado em seguida, fez um sobrevôo de helicóptero localizando a mancha, cuja dimensão foi estimada em 3.960 m de comprimento.

As condições do local impossibilitaram qualquer ação para contenção e remoção do produto. Os técnicos concluíram que a contaminação era de pequena gravidade, com baixo impacto ambiental, pois se tratava de um derramamento de pequeno volume, já bastante disperso nas águas. Além disso, o Rio Ribeira de Iguape apresenta uma grande vazão, com velocidade de 0,56 km/hora.

O produto e a fonte não foram identificados, mas a principal suspeita é de que se trata de um óleo denominado ‘Spraytech‘ utilizado para pulverizar as plantações de banana, para combater um fungo conhecido como ‘sigatoka’. A ficha do produto indica que se trata de um fungicida pouco tóxico.

A CETESB alertou as agências da Sabesp em Eldorado, Sete Barras e Registro, recomendando que suspendessem temporariamente a captação de água e avaliassem a qualidade da água, por meio de análises químicas específicas.