Especial: Certificação digital dá veracidade à informação veiculada na internet

Imprensa Oficial do estado foi uma das primeiras empresas a instalar esta tecnologia no País

qua, 25/09/2002 - 11h37 | Do Portal do Governo

A certificação digital é um processo eletrônico que garante autenticidade a documento colhido na internet. No Brasil, uma das primeiras empresas a instalar a tecnologia foi a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que em maio deste ano lançou quatro produtos.

O www.pubnet.com.br recebe matérias para publicação nos Diários Oficiais enviadas por órgãos dos governos estadual, municipais e empresas privadas que veiculam seus balanços. Já o www.e-diariooficial.com.br oferece a qualquer usuário acesso a tudo o que foi publicado nos últimos 10 anos.

O www.e-justitia.com.br é um serviço de busca e clipping eletrônico dos processos que tramitam no Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas de São Paulo. Com a certificação digital, a Imprensa Oficial garante a integridade das informações e identifica digitalmente os usuários dos serviços.

Para explicar a importância desse processo, o gerente do centro de tecnologia da informação da Imprensa Oficial, Márcio Nunes, fez palestra ontem no I Seminário de Segurança da Informação da Secretaria da Fazenda de São Paulo. No que se refere ao PUBnet, ele disse que a certificação impede recebimento de e-mail anônimo e o não-repúdio, denominação técnica para explicar que determinada informação foi realmente enviada pelo remetente.
‘Não há como dizer que os dados foram enviados por outro’. No e-diarioficial, a tecnologia possibilita ao usuário acesso a publicações de forma privada e inviolável.

A certificação digital também garante que os dados não serão interceptados ou adulterados ao ‘transitarem’ pela Internet. Tudo passa pelo processo chamado criptografia, em que as informações são embaralhadas, tornando-as incompreensíveis para alguém que pretenda detectá-las ilegalmente, como um hacker. Há duas senhas envolvidas na tecnologia, tornando seguro o funcionamento do sistema.

No mesmo dia

A certificação digital faz parte do processo de informatização da Imprensa Oficial, iniciado em 1997. Antes disso, recorda Nunes, um ato oficial do Poder Judiciário, por exemplo, demorava quase 12 dias entre a assinatura do juiz e a publicação, contando o tempo de correio, trabalho de pré-impressão, revisão, e impressão. ‘Hoje, é feito em um dia.’ Nos jornais, são veiculados cerca de 4,5 mil atos por dia, incluindo os balanços no D.O. Empresarial, provenientes de 5 mil locais de envio. O material recebido todos os dias para publicação chega a 60 MB de texto puro.

Discutindo segurança da informação

O I Seminário de Segurança da Informação foi promovido pela Secretaria da Fazenda para conscientizar seus funcionários da importância da inviolabilidade dos dados dentro do sistema do órgão. Realizado na sede da secretaria, na Avenida Rangel Pestana n° 300, em São Paulo, reuniu cerca de 5 mil pessoas, entre os dias 23 e 24, em três auditórios.

Dois deles, foram usados para palestras técnicas. O terceiro, e maior, para difusão de trabalhos de segurança da informação instalados por empresas estatais e do setor privado. O evento foi também transmitido, por teleconferência, a mais 18 locais no Estado de São Paulo.

Além dos funcionários, foram convidados pessoas ligadas à Secretaria da Fazenda de outros Estados, funcionários de estatais paulistas (Sabesp, Metrô, Imprensa Oficial) e outras secretarias do Estado. O seminário foi patrocinado por 28 empresas privadas que atuam no mercado de sistemas e de equipamentos para segurança da informação.

Otávio Nunes
Agência Imprensa Oficial