Aeromodelismo: Alunos da Poli e EESC participam da SAE AeroDesign

A competição será realizada até sexta-feira, dia 20, no Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos

qua, 18/09/2002 - 18h21 | Do Portal do Governo

Cinco equipes da USP vão participar da IV Competição Nacional de Aeromodelismo SAE AeroDesign, que será realizada até sexta-feira, dia 20, no Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos.

A disputa reúne 52 equipes de faculdades de engenharia de 12 estados brasileiros com o objetivo de idealizar, projetar e construir um aeromodelo capaz de transportar a maior carga útil possível.

Pelas regras da competição, o aeromodelo deverá alçar vôo após percorrer uma distância máxima de 61 metros e, ao aterrissar de modo controlado, andar no máximo mais 120 metros até a parada completa.

As duas melhores equipes irão representar o Brasil na competição da SAE International nos EUA, prevista para maio de 2003, em Dayton, Ohio.

A Escola de Engenharia de São Carlos será representada por 20 estudantes, divididos em duas equipes. A Abaquaraçu (‘Grande Senhor dos Vôos’ em tupi-guarani), vencedora da SAE International em abril deste ano, irá utilizar o mesmo aeromodelo apresentado nos EUA com algumas melhorias.

A Arapuca apresentará um modelo diferente do estilo convencional pois a partir deste ano a inovação passará a contar pontos na competição.

Segundo João Marcelo Souza Pereira, do 4º ano, integrante da equipe Abaquaraçu, ‘até o começo de outubro (a construção dos aeromodelos) deve estar terminada’.

A Escola Politécnica participará pela segunda vez da competição levando 28 estudantes, divididos em três equipes. A Poli Atlas é composta por 10 pessoas e segundo o capitão da equipe, Henrique Kawaoku, o aeromodelo deve ficar pronto no final de setembro.

Nove estudantes fazem parte da Beija-flor, dentre eles Cyro Aluquerque Neto, do 5º ano, que afirmou que ‘o aeromodelo deve estar pronto em 2 semanas’.

A equipe Fly away possui 9 integrantes e participou da competição do ano passado, ficando em 12º lugar. ‘O aeromodelo deste ano já está construído, e já estamos realizando testes de corrida, porém ele ainda não voou’, afirmou Eduardo Yamasaki, que é aluno do 4º ano.