Com a desativação da Casa de Detenção nasce o Parque da Juventude

Local será transformado em centro de lazer, esportes e educação.

dom, 15/09/2002 - 13h16 | Do Portal do Governo


A partir deste domingo, dia 15, a população de São Paulo começa a ganhar novo espaço para atividades de lazer, esporte e cultura. Trata-se do Parque da Juventude, que será instalado no local onde funcionava a Casa de Detenção, desativada com a saída dos últimos 74 prisioneiros e assinatura de decreto extinguindo as penitenciárias Carandiru I, II e III.

Os mais de sete mil prisioneiros que lotavam o complexo penitenciário foram aos poucos transferidos para as 11 prisões construídas pelo Governo em várias regiões do Estado.

Essas novas unidades acrescentaram mais 8.256 vagas ao sistema. São nove Penitenciárias Compactas, com capacidade para 768 presos em cada uma delas, e dois Centros de Progressão Penitenciária (CPP), cada um com capacidade para receber até 672 presos. Representam um investimento de R$ 100 milhões e foram instaladas em nove municípios do Interior do Estado.

Até 1994, o Estado de São Paulo contava com 21.902 vagas para presos. O atual Governo do Estado acrescentou ao sistema 41.402 novas vagas, até hoje. Com mais 5.330 vagas a serem criadas até o final do ano, chegará à marca de 46.732 novas vagas, distribuídas em estabelecimentos penitenciários para detentos condenados e Centros de Detenção Provisória, para presos que ainda aguardam julgamento.

Casa de Detenção

Inaugurada em 1956 pelo governador Jânio Quadros, a Casa de Detenção de São Paulo foi projetada para abrigar 3.250 presos. Reestruturada, sua capacidade máxima instalada elevou-se para 6.300 presos. Desde o ano de 1975 ela deixou de cumprir a sua destinação original de abrigar apenas os presos à espera de julgamento.

No início da década de 90 chegou a ser iniciada a construção do Carandiru 2, um conjunto de esqueletos inacabados que abrigariam mais três mil detentos. A população da Casa de Detenção chegou a ter picos de superlotação que ultrapassaram 8.000 presos.

Esse gigantismo fez com que a Casa de Detenção se tornasse um centro de problemas variados, servindo de exemplo dos defeitos da execução penal no Brasil, além de figurar como referência negativa para todo o sistema penitenciário.

Parque da Juventude

O Parque, a ser implantado no local, será um grande centro de lazer, esportes e educação. Nos seus 300 mil metros quadrados, três diferentes áreas (Esportiva, Central e Institucional) irão desenvolver ações voltadas para jovens de todas as idades.

Para a prática de esportes serão 10 quadras, pistas de cooper e de skate, localizadas junto a muito verde. Já a Área Central, que conta com 50 mil metros quadrados de vegetação remanescente de Mata Atlântica, será um ponto de integração, onde estarão presentes a valorização e preservação do meio ambiente. Nesse espaço haverá uma concha acústica para espetáculos musicais.

A Área Institucional, composta pela reutilização de quatro pavilhões do antigo presídio, reunirá o Centro de Cultura, o Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, o Centro de Excelência em Terceiro Setor e o Centro Tecnológico Paula Souza.

O Centro de Cultura oferecerá aprendizado gratuito nas áreas de dança, teatro e música. O Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital contará com uma Biblioteca Virtual, além dos computadores e recursos utilizados pelo programa Acessa São Paulo, com acesso gratuito à internet e outros serviços.

Já o Centro Tecnológico Paula Souza oferecerá diversas atividades educacionais como o Programa de Formação Profissional, cursos de nível básico, técnico e tecnológico, para a capacitação dos jovens e sua inserção no mercado de trabalho.

O Centro de Excelência em Terceiro Setor será dotado de equipamentos de alta tecnologia que permitirão o acesso a informações e a realização de simulações de estruturas organizacionais. Também será um espaço de desenvolvimento e divulgação de tecnologias para o setor.