Banco Mundial finaliza 1ª avaliação do Projeto Microbacias II em 2016

Programa tem por objetivo fortalecer associações e cooperativas rurais

qui, 17/03/2016 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Programa Microbacias II – Acesso ao Mercado recebeu sua primeira avaliação do Banco Mundial e dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria do Meio Ambiente. Foi a primeira do ano de 2016 realizada após a sexta e última Chamada Pública do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

Os representantes do Banco Mundial foram a campo conhecer alguns dos projetos aprovados nos municípios de Valinhos e Jundiaí, verificar o andamento das ações, o ganho de qualidade que os produtores tiveram nos seus produtos e os novos nichos de mercado a serem alcançados.

“O Projeto Microbacias II apresentou alguns trabalhos interessantes, principalmente na questão ambiental e de fomento de produção. Agora temos que trabalhar para finalizar a implantação dos projetos”, destacou o consultor do Banco, especialista em práticas agrícolas, Maurizio Guadagni.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o andamento do programa vem superando os gargalos enfrentados pelos produtores, agregando valor a produção agrícola e contribuindo para a inovação tecnológica. “São experiências que certamente repercutirão em um dos componentes importantes para propiciar uma produção harmônica com o meio ambiente, que é uma das determinações do governador Geraldo Alckmin. Precisamos acelerar as etapas para cumprir metas e sonhar com a possibilidade de implantarmos um Projeto Microbacias III para completar o atual programa de desenvolvimento sustentável”, disse.

Microbacias II
O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável tem o objetivo de fortalecer as associações e cooperativas rurais do Estado de São Paulo. A principal meta do programa é tornar as associações e cooperativas rurais, em sua grande maioria compostas de agricultores familiares, proativas e capazes de gerar inúmeros empregos e renda adicional à atividade agropecuária, por meio da inserção no mercado, comercializando diretamente com os consumidores finais produtos com maior valor agregado.

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