Governador Alckmin entrega nova sede e centro de visitantes do Parque Estadual do Aguapeí

Em Nova Independência, o governador inaugurou as estruturas que fomentarão o turismo local e o trabalho de educação ambiental e ecoturismo, realizados pela Fundação Florestal

dom, 20/12/2015 - 16h54 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste domingo, 20 de dezembro, a sede administrativa e o Centro de Visitantes do Parque Estadual do Aguapeí, em Nova Independência, na região noroeste do Estado. As obras são resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pela Cesp, em função dos impactos ambientais gerados na implantação da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta (Porto Primavera). O investimento é superior a R$ 3 milhões.

“Essa construção tem toda a área de ensino, sala para visitantes, exposição, auditório, estacionamento e escritório”, destacou Alckmin. O governador afirmou que as melhorias vão fomentar o turismo na região. “O turismo é uma fonte de emprego muito importante. O parque vai atrair muita gente”, acrescentou.

Além da sede administrativa, o Centro de Visitantes que foi entregue possibilitará a complementação do trabalho de educação ambiental e ecoturismo, realizados pela Fundação Florestal, quanto ao atendimento dos visitantes das Unidades de Conservação, por meio de palestras e exposições.

Pantaninho paulista

As características alagadiças e a presença de diversas espécies de aves aquáticas, mamíferos e répteis, características do Pantanal, conferem à região o sugestivo apelido de “Pantaninho paulista”. A presença desta fauna é constante e fácil de ser observada, como é o caso dos tuiuiús, cervos-do-pantanal, sucuris e jacarés, entre outros.

Estima-se que um total de 402 espécies de vertebrados esteja presente na região, dos quais 38 são mamíferos, 236 aves, 25 anfíbios, 21 répteis e 82 peixes. Em relação à vegetação, os registros somam 156 espécies, sendo 111 de porte arbóreo e 29 arbustivas. A principal formação do parque é a Floresta Estacional Semidecidual em diversos estágios de regeneração.

Sobre o parque

O Parque Estadual do Aguapeí possui uma área de 9.043,970 hectares, abrangendo os municípios de Castilho, São João do Pau d’Alho, Nova Independência, Monte Castelo, Guaraçaí e Junqueirópolis. Sua área se sobrepõe a um trecho do Rio Aguapeí e de sua mata ciliar correspondente. Ao longo deste rio e em suas margens, podem ser avistados os mais belos cenários da área protegida.

Mais informações:
Secretaria do Meio Ambiente
Assessoria de Imprensa
(11) 3133-3373