Encontro: Euclides da Cunha sedia 5º Encontro Estadual de Mulheres Assentadas

Evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto

qua, 21/08/2002 - 18h22 | Do Portal do Governo

O dia-a-dia das mulheres assentadas e quilombolas do Estado de São Paulo será o centro das atenções em Euclides da Cunha, onde será realizado o 5º Encontro Estadual de Mulheres Assentadas e Quilombolas neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de agosto, a partir das 10 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Lúcio Monteiro.

Serão debatidos temas como saúde, direitos previdenciários, desenvolvimento sustentável e participação política da mulher. Uma das questões que tem pautado todos os encontros é a conquista da autonomia, por meio da organização efetiva das mulheres em torno de seus objetivos.

Além de debates e palestras, haverá apresentações culturais, como teatro, música, dança e manifestações típicas das comunidades que estarão representadas no evento.

O primeiro Encontro de Mulheres foi realizado em março de 1998, no município de Castilho, região de Andradina. Na ocasião, foi criada a Comissão Estadual de Mulheres Assentadas, encarregada da organização dos encontros seguintes. As quilombolas passaram a fazer parte da comissão e a participar do Encontro a partir da terceira edição, em 2000.

O evento é promovido pela Comissão Estadual de Mulheres Assentadas e Quilombolas e pela Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo (Omaquesp), e conta com o apoio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e Prefeitura de Euclides da Cunha.

Data: 24 e 25 de agosto de 2002
Horário: 10 horas
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Lúcio Monteiro, rua Antônio Azevedo, 1981 – Euclides da Cunha Paulista.