Cirurgia premiada

Cirurgia inédita reverte visão de paciente com catarata e ceratocone

ter, 28/07/2015 - 15h36 | Do Portal do Governo

Aassociação de cirurgia de catarata e transplante lamelar de córnea devolveu avisão a um paciente de 30 anos, portador de catarata e ceratocone. “Essa é aprimeira vez que é feita no Brasil as duas cirurgias ao mesmo tempo e só existeo relato de uma outra feita no mundo”, conta o médico Roberto Pinto Coelho(foto), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto(HC-FMRP) da USP.

Oprocedimento rendeu ao médico o prêmio de melhor cirurgia apresentada durante ooitavo Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, que aconteceu emjunho na Bahia. Com o prêmio, o caso será apresentado em 2016 nos EstadosUnidos, no Congresso Anual da American Society of Cataract and RefractiveSurgery (ASCRS).

Complexidade

Aassociação dos procedimentos torna a cirurgia difícil e tecnicamente complexa,segundo o Coelho. O médico combinou as técnicas de facoemulsificação etransplante lamelar de córnea. Na facoemulsificação é feita uma incisãona córnea de cerca de 3 mm parafragmentar e aspirar o cristalino doente. Esse cristalino é retirado é no seulugar implantada uma lente intra-ocular que fará o paciente enxergar com maisnitidez. Já o transplante lamelar de córnea é um procedimento onde somente aparte doente da córnea (o estroma corneano) é retirado. A parte sadia, amembrana de descemet (uma das camadas do olho) e o endotélio, é mantida.

Segundoo médico a cirurgia é minuciosa, pois “a córnea tem 530 micra (milésimo demilímetro) de espessura e a camada preservada, onde estão as principais célulasda córnea, tem 20 micra de espessura”.Ascamadas, diz, são precisamente separadas por uma injeção de ar, técnicaconhecida como Big Bubble (grande bolha). “É uma técnicacomplexa que se torna muito mais difícil de ser realizada quando associada àcirurgia de catarata, mas é a melhor opção para pacientes com catarata eceratocone avançados”, afirma o médico.ParaCoelho, essa técnica é importante, por diminuir a probabilidade de rejeição eoutras complicações a longo prazo, além de oferecer reabilitação visual rápida.

Cataratae Ceratocone

Acatarata é uma doença comum em pacientes de idade mais avançada, mas em algunscasos pode aparecer mais cedo, quando é genética, por exemplo, ou pode serocasionada por algum tipo de lesão na visão, como traumatismo, diabetes, uso demedicamentos. Segundo Coelho, a catarata atinge 50% das pessoas acima de50 anos, 80% acima de 70 anos e chega a atingir 100% daquelas acima de 80 anos.
Jáo ceratocone é uma doença progressiva que deforma a córnea provocando oafinamento progressivo das camadas corneanas. À medida que a córnea vai setornando afinada o paciente percebe uma baixa da acuidade visual, que pode sermoderada ou severa. “Uma a cada 2 mil pessoas desenvolve ceratocone”, concluiCoelho.

Do HC Ribeirão
Secretaria da Saúde