Iamspe promove treinamento sobre diabetes a enfermeiros

Aulas acontecerão nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro

ter, 04/11/2014 - 9h11 | Do Portal do Governo

Durante todo o mês, para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) realizará um treinamento para os enfermeiros sobre diabetes mellitus. A capacitação acontece nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro.

A ideia surgiu após elaboração e validação do protocolo “Padronização de orientações de alta a portadores de diabetes mellitus”, pelo Grupo de Diabetes do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em parceria com o Núcleo de Apoio e Formação Educacional em Enfermagem (NAFEE) e Prevenir Iamspe.

“Investir em educação de diabetes, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde envolvidos, é de vital importância”, afirma Evandro de Souza Portes, diretor do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HSPE.

“Acredito que o resultado desta parceria e o treinamento da equipe de enfermagem são de suma importância para melhorar ainda mais a assistência ao paciente diabético insulinizado”, explica Amanda de Ornelas, coordenadora do Grupo de Atenção ao Diabetes (GAD).

Os treinamentos serão ministrados por enfermeiras do GAD e NAFEE, em três períodos diários, sempre no prédio da Administração: Manhã – 7h30 (sala 104); Tarde – 13h30 (sala 104); Noite – 19h30 (sala 108).

“Todos ganham com essa iniciativa. A rede de saúde, familiares e a comunidade onde o paciente está inserido. O hospital também se beneficia com a otimização dos recursos e com uma menor incidência de complicações relacionadas à doença, além de um maior grau de satisfação do nosso usuário com a melhora da qualidade da assistência prestada”, ressalta a coordenadora.

Do Iamspe