Especial: Teleconferência busca entrosamento dentro das escolas

Iniciativa faz parte do Plano de Segurança nas Escolas

qui, 08/08/2002 - 10h23 | Do Portal do Governo

As Coordenadorias de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo, do Interior e de Estudos e Normas Pedagógicas realizarão a segunda teleconferência do Plano de Segurança nas Escolas, que compõe o programa de capacitação dos educadores da rede pública. O comunicado está publicado na edição desta quinta-feira, dia 8, do Diário Oficial do Estado (página 20, caderno Executivo I). O tema é ‘Professores e alunos: encontros, histórias e perspectivas’. A emissão do programa será no dia 12 de agosto, das 10 às 12 horas.

Transmitida em canal aberto, a teleconferência contará com a participação de professores da rede estadual de ensino sintonizados diretamente ao programa de suas escolas. Os participantes poderão enviar questões aos conferencistas. Perguntas que não forem respondidas no ato serão catalogadas para apreciação posterior.

Durante a apresentação serão ressaltados aspectos da relação professor/aluno/pais e a responsabilidade de cada um nessa relação. Será destacada a importância do professor na formação educacional do cidadão e como o educador precisa sentir-se valorizado para trabalhar com seus alunos.

Haverá também debate sobre os aspectos psicológicos dessa relação e a importância do bom relacionamento aluno/professor, não apenas pelo lado do conhecimento profissional, mas também pelo lado afetivo.

Outro ponto de destaque da teleconferência será a apresentação de suporte técnico/pedagógico fornecido ao professor para que ele tenha condições de exercer com sucesso seu trabalho. Exemplo disso é a constante capacitação de professores, na área da informática pedagógica e a criação de um canal aberto do professor e da escola.

Os próximos temas serão: ‘Desejos animados: a escola como laboratório de idéias, gestos e atitudes’; ‘Família, comunidade e escola’; ‘Onde nasce e cresce a cidadania’; e ‘Ética na sala de aula – construindo lugares e passos’.

Os organizadores do evento solicitam às diretorias de ensino que orientem e potencializem a participação da comunidade escolar, especialmente, dos professores, garantindo o aproveitamento desse recurso da mídia ao vivo e posteriormente, em gravação, para a continuidade das ações de capacitação na DE e na escola.

Os alunos poderão ser dispensados das aulas no horário da teleconferência. Além das teleconferências, o Plano de Segurança nas Escolas prevê ações como entrega de equipamentos, cobertura de quadras e contratação de zeladorias, entre outras.

Agência Imprensa Oficial