Programa Vivaleite amplia distribuição no Estado

Crianças, idosos e famílias com renda mensal de até dois salários mínimos podem se inscrever

qui, 01/08/2002 - 12h46 | Do Portal do Governo

Crianças de 6 meses a 7 anos, idosos com mais de 60 anos e famílias que apresentam renda mensal de até dois salários mínimos podem se inscrever no Programa Vivaleite.

Para a inscrição é preciso apresentar a certidão de nascimento da criança; RG da mãe ou detentora da tutela; carteira de vacinação da criança; atestado de residência (conta de luz, por exemplo); e atestado de rendimentos (holerite). No caso dos idosos, a documentação exigida é o RG; atestado de residência; e atestado de rendimentos (cartão do INSS).

Com a ampliação, o Programa Vivaleite passa a atender 663.630 famílias dos 645 municípios paulistas. A distribuição chega agora a 10,5 milhões de litros de leite por dia. O leite é a melhor fonte de cálcio para o organismo, importante na formação de ossos e dentes, na coagulação sangüínea e na regulação dos batimentos cardíacos.

Tanto para as crianças como para os idosos, o produto é entregue na forma líquida, pasteurizado e com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Seu fornecimento vem atualmente de 44 usinas em todo o Estado e já representa cerca de 8% da produção paulista de leite pasteurizado.

Na Capital e Grande São Paulo, a distribuição do leite, controle e o atendimento dos beneficiários é feita por quase 3,5 mil entidades comunitárias, cadastradas como parceiras do Governo do Estado nesse programa. No interior, o trabalho é realizado pelas prefeituras, conveniadas. O Vivaleite já atende cerca de 632 mil crianças em todo o Estado e mais de 30 mil idosos da Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Mais informações sobre inscrição, endereço das entidades credenciadas e prefeituras podem ser obtidas pelo telefone: 0800 55-4566 (ligação gratuita).

Gislene Lima