Alckmin anuncia medidas para combater crime e punir policiais

Força-tarefa vai operar 24 horas; SSP aguarda dados do MP para agir contra policiais corruptos

seg, 14/10/2013 - 17h44 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 14, uma série de medidas para intensificar o combate ao crime organizado e punir os policiais civis e militares flagrados em escutas telefônicas obtidas pelo Ministério Público. Entre elas, a criação de uma força-tarefa, que atuará de forma integrada para obter informações de inteligência que auxiliem investigações.

A Secretaria da Segurança Pública também deverá receber nesta terça-feira, 15, após autorização judicial, a íntegra do material coletado nas investigações pelo MP. A partir daí, as corregedorias das policias Civil e Militar iniciarão as investigações contra os policiais que aparecem nas escutas – eles serão demitidos e indiciados criminalmente se ficar comprovado o envolvimento com criminosos.

Apesar de as apurações do MP terem mais de três anos, a SSP não havia recebido informações oficiais porque os trabalhos corriam em segredo de justiça. O compartilhamento dos dados foi solicitado nesta segunda-feira ao Judiciário pelo MP.

Força-tarefa

A força-tarefa anunciada pelo governador será formada por representantes das secretarias da Segurança Pública (SSP), da Administração Penitenciária (SAP) e das polícias Civil e Militar. A atuação da força-tarefa será feita por meio do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (Ciisp), órgão permanente que reúne membros dos setores de inteligência das polícias.

“Esse trabalho está ocorrendo durante 24 horas, no sentido de obter informações para aprimorar o trabalho policial”, disse o governador. Segundo Alckmin, serão apuradas denúncias sobre o envolvimento de policiais com o crime organizado. “Se comprovada a participação de qualquer servidor público, ele será severamente punido”, disse Alckmin.

Durante o anúncio, o governador também anunciou a instalação de dispositivos capazes de bloquear chamadas telefônicas efetuadas por meio de aparelhos celulares em 23 unidades prisionais. Já foram realizados, inclusive, testes nos bairros de Belém e Pinheiros, na capital, além do município de Guarulhos. “Esperamos concluir o processo licitatório, que é obrigatório por lei, agora em novembro e em dezembro já começarmos a ação dos bloqueadores de celulares, iniciando pelas penitenciárias de maior segurança”, explicou o governador do Estado de São Paulo.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que a ação do Ciisp permite um enfrentamento efetivo do crime organizado. “O PCC é uma realidade, tem que ser enfrentado e é o que estamos fazendo. Trabalhando fortemente na área de inteligência, colhendo informações em uma atuação integrada para garantir a normalidade.”

Grella também afirmou que as corregedorias criarão uma equipe especial para investigar denúncias do Ministério Publico Estadual de policiais envolvidos com o crime organizado. “Nós estamos recebendo amanhã, oficialmente, o compartilhamento de todo o conteúdo das investigações dos promotores. A partir daí, então, nós vamos tomar providências concretas sobre essas situações”, ressaltou o secretário.

As ações foram divulgadas após reunião na manhã de hoje com do governador com os secretários de Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, além dos comandantes da Polícia Civil e Militar do Estado de São Paulo.