Segurança: Escola de Administração Penitenciária promove cursos de atualização profissional

Começa em agosto o curso de capacitação para profissionais que trabalham nas penitenciárias do Estado

qua, 24/07/2002 - 17h28 | Do Portal do Governo

Em mais de 20 anos de atividades, a Escola de Administração Penitenciária vem proporcionando aos funcionários públicos do sistema prisional de São Paulo formação permanente e atualização profissional nas ciências criminológicas e penitenciárias. Em agosto, por meio do Centro de Formação e Capacitação Técnica, a EAP promoverá curso de capacitação e atualização na área de segurança e disciplina, conforme comunicado EAP 194, publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

Com aulas teóricas e práticas, o curso tem por objetivo dar aos alunos uma visão global do sistema penitenciário paulista e permitir o conhecimento da dinâmica de sua atuação por meio de vivência em atividades simuladas. A idéia é padronizar formas de trabalho que permitirão um melhor controle organizacional das unidades prisionais. Esse curso faz parte do processo de educação contínua que a EAP desenvolve. A reciclagem é a principal ferramenta da instituição para melhoria de resultados e desempenho.

A EAP utiliza recursos como estudo de casos e exercícios, bibliografia atualizada, jogos, vídeos e em suas salas de aula estudam profissionais de diversas áreas, como psicologia, pedagogia, administração de empresas, medicina, direito, psiquiatria, serviço social e sociologia. Os professores que lecionam na instituição são credenciados pela própria escola mediante critérios que levam em conta a especialização, a formação e a habilitação profissionais de cada um. Os cursos são ministrados em dois centros técnicos: o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agente de Segurança Penitenciária – CFASSP e o Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos – CECAD-RH, localizados na sede da EAP, instalada junto à Penitenciária do Estado.