O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 15, o Viaduto Caieiras, que faz o cruzamento em desnível da Rodovia Tancredo Neves (SP-332), no município de Caieiras, com a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato). A obra foi realizada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e foi entregue ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Inicialmente, estima-se que cerca 20 mil veículos utilizem o viaduto diariamente.
Nessa etapa, o viaduto será liberado para o tráfego visando à transposição da Rodovia Tancredo Neves sobre a via férrea, evitando assim a utilização de uma passagem em nível que, futuramente, com a conclusão total da obra, será eliminada.
A obra terá continuidade para construção das duas alças do acesso Sul, uma em direção à cidade de Caieiras, vindo de Franco da Rocha, e outra para acessar o viaduto sentido Franco da Rocha, vindo da Cidade de Caieiras. Além disso, será construído o passeio para pedestres, com rota podotátil até a estação Caieiras.
“O viaduto já está aberto ao trânsito”, anunciou Alckmin. “Até novembro, as alças de acesso também estarão prontas. A obra vai beneficiar Caieiras e toda a região”, completou o governador.
Modernização das estações e novos trens
Durante a entrega do viaduto Caieiras, o governador Alckmin anunciou que a partir de setembro chegarão novas composições que permitirão uma redução no tempo de espera entre os trens da Linha 7-Rubi da CPTM. No horário de pico, os intervalos diminuirão de seis para quatro minutos.
Alckmin apresentou ao Governo Federal, na semana passada, projetos de mobilidade urbana para o Estado de São Paulo, com base no Pacto de Mobilidade, por meio do qual será repassado aos Estados, entre recursos do orçamento e financiamentos, cerca de R$ 50 bilhões. Um dos projetos é a modernização de 30 estações da CPTM, das quais 12 estão na Linha 7-Rubi. São elas: Caieiras, Baltazar Fidelis, Botujuru; Campo Limpo Paulista; Água Branca, Vila Clarice, Pirituba, Jaraguá, Perus, Várzea Paulista e Jundiaí.
Atualmente, três estações da Linha 7 estão sendo reconstruídas: Franco da Rocha, Francisco Morato e Jaraguá. Além dessas, a linha ganhará nova estação neste ano. Trata-se de Vila Aurora, que está sendo construída entre as estações Jaraguá e Perus.
A CPTM está trabalhando para adequar suas 89 estações às exigências de acessibilidade: 12 estão em obras e 38 já são acessíveis, de acordo com as normas vigentes. O investimento para tornar todas as estações acessíveis é da ordem de R$ 2,3 bilhões.
Além da modernização das estações, a infraestrutura da Linha 7, a exemplo das demais linhas que integram a CPTM, também está sendo recapacitada com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicação, energia, rede aérea e via permanente. As obras permitirão que os novos trens que já estão sendo entregues para a frota da CPTM tenham melhor desempenho, com impacto na redução do intervalo e aumento da oferta de lugares.
Com 420 mil usuários por dia útil, a Linha 7 atende a sete municípios: São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.