Alckmin anuncia pacote de investimentos para o Meio Ambiente

Cotia, 5 de junho de 2013

qua, 05/06/2013 - 19h35 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Quero cumprimentar o deputado Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente, dra. Mônika Bergamaschi, secretária da Agricultura e Abastecimento. O deputado Beto Trícoli, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Marcos Zerbini, deputado Dilador Borges, deputado Ricardo Montoro, coordenador do programa Município Verde Azul da secretaria. Prefeito anfitrião aqui de Cotia, o Carlão Camargo, de Vargem Grande Paulista, o Roberto Rocha, de Vitória Brasil, a Ana Lúcia e de Guararapes, o Dedê. O Henrique Magalhães Teixeira, vice-prefeito de Campinas, presidente da CDHU, que vai fazer aqui a obra, dr. Antônio Carlos do Amaral Filho, que é morador aqui em Cotia. Otávio Okano, nosso samurai, presidente da Cetesb. Coronel Nomura, comandante da Polícia Militar Ambiental, o engenheiro Eduardo San Martin, que dirige o departamento de Meio Ambiente da Fiesp. Joaquim Hornink, coordenador de Parques da Secretaria de Meio Ambiente. Secretários municipais, parceiros aqui na defesa do meio ambiente, amigas e amigos.

Acho que a melhor maneira de nós comemorarmos o dia 5 de junho, que é o dia Mundial da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente, é trabalhando com ela, trabalhando juntos em benefício da população. Primeiro este parque. Aqui não ia ser parque, aqui era uma área da Dersa, que ia ser feito aqui um grande empreendimento. E nós lá atrás, em 2006, fizemos o decreto instituindo aqui o parque. Aqui tem 1,3 milhão m². Aqui é Cotia, ali é Osasco e aqui é São Paulo, então são três municípios em que o Parque Jequitibá está assentado. Jequitibá, que é a árvore símbolo de São Paulo, o Jequitibá Rosa. Jequitibá… Dra. Mônika, que é uma grande agrônoma, ensinou no carro que é árvore reta, dura, longeva e que as mulheres gostam muito, porque dela é feito o salto do sapato. Então, o salto do sapato… Aceitei a tempo. Então fica aqui criado então o Parque Jequitibá. Nós já entregamos o Parque Gabriel Chucre aqui em Carapicuíba. Um belíssimo parque. Estamos fazendo o Parque Cândido Portinari, um novo parque em São Paulo, ao lado do Parque Villa-Lobos. Entregamos o Parque do Belém, onde era a Febem, lá chamada a “Belém Tatuapé”, mas era no Belém. Então já está entregue o Parque do Belém, o Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba, o Parque Cândido Portinari já está em obras, aqui o Parque Jequitibá. Vamos ter também a Chácara Baronesa em Santo André e o Parque Monsenhor Salim lá em Campinas, que inclusive terá o Teatro Carlos Gomes, no Parque Monsenhor Salim lá de Campinas junto com a prefeitura.

Nós tínhamos, em 1992, quando foi feita a Eco 92, no Rio de Janeiro, nós tínhamos 13,5% de cobertura vegetal no Estado de São Paulo, nos 258 mil km² do Estado de São Paulo. Na Rio+20, agora em 2012, nós já tínhamos 17,5% de cobertura vegetal, 4% a mais. E a nossa meta para 2020 é ter 20% de cobertura vegetal. E essa é uma tarefa coletiva. Então aqui quero destacar os três ótimos exemplos de RPPN. Em São José dos Campos, lá no distrito de São Francisco Xavier, o Parque dos Muriquis. Em Tapiraí, aqui na região sudoeste do Estado, o Parque do Zizo. E lá em Atibaia, o Parque Jacu. Aliás, na internet, vocês podem acessar, já temos 71 reservas RPPN, Reservas Privadas de Parques Naturais. Então podem… São belíssimas as reservas: Serra de Itatins, Entre Rios, Duas Cachoeiras, Aguapeí, Campos da Bocaina. Então podem acessar e nós estamos aumentando as RPPNs. Ou seja, uma boa parceria com a iniciativa privada para poder ter essas reservas bem protegidas, são reservas importantes. O Parque Jequitibá tem que ficar pronto até 5 de junho do ano que vem, viu Bruno? Cadê o Amaral aí. Então você que mora em Cotia, você passa todo dia aqui. Então tem 12 meses para entregar aqui o parque com todo… Portaria, caminho das orquídeas, mirante, viveiro, educação ambiental, anfiteatro, enfim. Todo o parque aqui estruturado. Começa hoje a obra, se Deus quiser no ano que vem, no dia 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, a gente poder entregar à população da região o parque que é muito bonito. Toda cidade, o point da cidade é o parque. Nova York é o Central Park, Pindamonhangaba, Bosque da Princesa. Bosque da Princesa. Sampa aqui, o Parque Jequitibá. Monsenhor Salim lá em Campinas não é isso? Como é que é o outro parque lá? O Taquaral. Toda cidade, o ponto mais importante, de uso comum da coletividade, é que é uma área verde, bonita, que atrai as pessoas.

Então, se Deus quiser o Parque Jequitibá. Nós vamos melhorar muito o acesso aqui, Carlão, para que Cotia, toda a região, possa se beneficiar aqui desse belíssimo Parque Jequitibá. Também estamos já… Primeiro Estado brasileiro a implantar o CIDAC, que é o cadastramento das áreas rurais, então já vai poder através da internet, não é? Os dois aqui, a gente precisa apartar a briga o dia inteiro, aqui, olha, que nem corintiano e palmeirense, não é? Da agricultura, mas eles estão chegando num bom acordo aí, viu Beto! De outro lado, instituímos o Crédito Ambiental Paulista, que são R$ 60 milhões, nós vamos apoiar, por exemplo, matas ciliares, nós pagamos toda proteção da mata ciliar até R$ 3 mil. João, sobe aqui. O nosso sempre secretário da Agricultura está aqui conosco, está aqui também, cadê o Zé Pedro Oliveira Costa? Cadê o Zé Pedro? O Zé Pedro foi o nosso primeiro secretário do Meio Ambiente, no governo Franco Montoro. O Zé Pedro e eu, nós temos identidades, a primeira que ele é taubateano é de lá do Vale do Paraíba, e a segunda é que nós temos um slogan, é dos carecas que elas gostam mais, né, Zé Pedro? E esse crédito vai poder utilizar para proteger nascentes, proteger matas ciliares, florestas, privadas e também a área de coleta seletiva, nós vamos apoiar muito os catadores, as cooperativas, para aumentar a coleta seletiva. E além do que, assinamos hoje aqui duas políticas importantes de logística reversa: na área de vidro, que você compra o produto que tem vidro, a empresa, a associação pega de volta e recicla praticamente 100%, ela evita que o vidro seja jogado no meio ambiente, pega tudo de volta. E a mesma coisa estamos fazendo com a Marfrig, com os frigoríficos, então aquele plástico enrola a mortadela, carne, aqueles produtos todos, e traz de volta, recicla tudo de novo.

E as coisas estão funcionando, porque que nós que somos da área rural, leiteiro, berne… Em vaca, em boi dá muito berne, então qual era o método antigo? Você pega óleo queimado do carro, óleo que vai jogar fora, pega o óleo queimado, põe Neguvon e pincel, e pincela o couro da vaca para matar o berne. Aí, eu não falei nada, deixei o Pedro lá de Pinda, aí ele falou “ô doutor, não acho mais óleo, não tem mais em nenhum posto, ninguém mais cede o óleo”, porque não pode mais! Porque antigamente você ia ao posto, trocava o óleo do carro, o pessoal jogava na galeria, dava para levar para a roça para pintar o boi, enfim, fazia o que quisesse. Agora, não, tudo é? Recolhido, tudo, tudo, tudo é recolhido e é? Reciclado, são cuidados, que nós estamos avançando, educar vem do Dvcor do latim que quer dizer como se conduzir em sociedade, como você se conduz sem prejudicar os outros e sem prejudicar o ambiente que nós vivemos. Então dois belos exemplos, aqui, da Marfrig e da Associação Abividro, também da Abividro, nós já temos inúmeras logísticas reversas no sentido de proteger o meio ambiente. Enfim, um conjunto… E a estrada-parque, o Zerbinão, a estrada do Marcos Zerbini, lá o Zerbinão. A estrada do Jaraguá, nós estamos pegando a estrada-parque lá do Jaraguá, vai ter ciclovia, caminhada, enfim, uma estrada-parque completa. Aliás, propus ao ministro dos Transportes, Bruno, porque quem… Eu não conheço, mas amigos que já foram, disseram que tem uma estrada-parque na Califórnia que vai beirando o Pacífico, de São Francisco para Los Angeles, e me disseram, “olha, uma estrada-parque famosíssima, muito gente vai lá para fazer esse percurso de carro, e não é tão bonita! Nós temos de Ubatuba para Parati e para Angra dos Reis que é dez vezes mais bonita!’.

Então propusemos, com o SOS Mata, Atlântica ao governo federal, porque é uma BR, um trecho, de a gente fazer uma estrada-parque margeando o nosso litoral, pegando São Paulo e Rio de Janeiro! De Ubatuba, Parati até Angra dos Reis, mas isso depende do governo federal, então, nós já estamos fazendo aqui em São Paulo as nossas estradas-parques, essa já é a? A quarta, e quais são? Morro do Diabo, que é lá na região de Presidente Prudente, Castelhanos em Ilhabela a SP-131, Carlos Botelho, aqui na Serra da Macaca ligando o Vale do Ribeira com o Alto do Ribeira e agora o Zerbinão, que é a estrada do Jaraguá que vai lá para as terras do Marcos Zerbini lá no Jaraguá, a quarta estrada-parque, ou seja, o meio ambiente tem que casar com todo mundo. Ele tem que casar com o DER, para a estrada ter uma visão diferente, com o setor produtivo, com a indústria, com o meio ambiente, com o saneamento básico, ele fala com todo mundo, com as escolas, com a saúde, ele tem uma interface com todas as áreas. Eu queria agradecer aqui ao Bruno, eu gosto sempre… O Bruno, primeiro é neto do Mario Covas, e herdou dos avós e dos pais esse amor à causa pública, ao coletivo, ao abraço coletivo. E além do que é um moço inteligente, gosta da fauna, torcedor do Peixe, do Santos Futebol Clube, nós emprestamos o Neymar alguns meses lá para o Barcelona, mas estamos firmes aí com o Peixe. Mas quero deixar um grande abraço, cumprimentar toda equipe, a Mônika, o pessoal todo da Agricultura, da Habitação, o dr. Amaral, os nossos parlamentares que na Assembleia estão sempre trabalhando por São Paulo, representando bem a nossa comunidade. Os nossos prefeitos, abraçando aqui o Carlão Camargo aqui de Cotia e se Deus quiser, em 5 de junho teremos um novo encontro para a gente poder entregar aqui o Parque dos Jequitibás. Parabéns!