Agricultura:Preços agrícolas sobem 1,45% em São Paulo

nd

seg, 15/07/2002 - 17h48 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 1,45% na segunda quadrissemana de julho, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) cresceu 0,46 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

Segundo o coordenador da pesquisa, Nelson Martin, cinco produtos apresentaram reduções de preço (cana-de-açúcar, cebola, laranja, milho e tomate), enquanto treze tiveram acréscimos (algodão, amendoim, banana, batata, café, feijão, soja, trigo, aves, boi gordo, leite, ovos e suínos). Já o preço do arroz manteve-se estável. Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, destacou-se o feijão (36,52%) cujo preço continuou ascendente devido à quebra da terceira safra, em andamento. A maior queda foi verificada no preço da cebola (-26,67%).

Entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços do subgrupo dos grãos, compensada pela queda nos preços de frutas e olerícolas e também da cana-de-açúcar, fez com que o preço do grupo tivesse pequena elevação de 0,20%. Já no segmento animal, todos os produtos tiveram aumento, o que levou à alta de 3,75% no preço do grupo. O resultado foi o crescimento de 1,45% no índice geral (IPR).