Alckmin discursa no lançamento da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer

São Paulo, 8 de março de 2013

sex, 08/03/2013 - 15h31 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Quero dizer da alegria de vir com a Lu, hoje, aqui, no lançamento desta Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Cumprimentar o professor Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, o Cláudio Pessutti, sobrinho da Hebe, representando aqui a família, a sua esposa, Helena Caio, o professor José Manoel de Camargo Teixeira, secretário de Estado adjunto, professor José Otávio Costa Auler Júnior, diretor em exercício da Faculdade de Medicina da USP, professor Paulo Hoff, diretor geral aqui do Icesp e coordenador do Comitê Estadual de Referência em Oncologia, o dr. José Eluf Neto, presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo, a Fosp, o Márcio Aith, nosso secretário de Comunicação, Floriano Pesaro, vereador aqui da Capital, o professor Yassuhiko Okay, vice-diretor da Fundação da Faculdade de Medicina, dra. Marisa Madi, diretora executiva do Icesp, dra. Lair Moura Malavila, representando as Santas Casas de Misericórdia, a Federação das Santas Casas, o deputado Osvaldo Verginio, de Osasco, que está aqui conosco, membros do corpo clínico, administrativo, colegas, profissionais da área de saúde, amigas e amigos.

É um dia de grande alegria e conquista para o povo de São Paulo. Nós temos esse belo instituto, que é um orgulho justo de São Paulo, que é o Icesp. Eleito pelos pacientes o melhor serviço de atendimento do SUS. É gratuito, gratuidade, equidade e universalidade, referência, hoje, na América Latina e até internacional, o trabalho maravilhoso que aqui é feito, mas nós não podemos ter só um serviço, nós precisamos integrar todos os serviços do Estado. Temos 71 serviços na área de oncologia, como disse o professor Giovanni, o professor Paulo Hoff, serviços do Estado, dos municípios e filantrópicos. E o que nós estamos fazendo é organizando uma rede paulista de combate ao câncer. Há um aumento, o professor Paulo Hoff mostrou ali que nós teremos, só neste ano, perto de 100 mil, 140 mil novos casos de câncer. Há uma relação entre idade e neoplasias, e o aumento da expectativa de vida no mundo, a mudança demográfica que nós tivemos, ela leva a um aumento da incidência das neoplasias.

A boa notícia é que o câncer, além de poder ser prevenido em muitos casos, ele é uma doença curável, desde que diagnosticada precocemente e tratada corretamente, é uma questão… Hoje, é a segunda causa de morbimortalidade no mundo, inclusive aqui no Estado de São Paulo. E essa rede vai integrar todos esses serviços e nós vamos investir nesta regionalização que disse o professor Giovanni. Agora em março, entregamos a ala nova do Hospital Heliópolis, que já era um hospital cirúrgico, e agora terá quimio e radioterapia, inclusive com equipamentos novos. Em abril, entregamos a referência para a Baixada Santista, para o litoral, que é no Hospital Guilherme Álvaro, com a nova ala de oncologia. Depois, no Alto Tietê, Mogi das Cruzes, no Hospital Luzia Pinho Melo, e no nosso hospital estadual, também, em Guarulhos. Em Osasco, terra aqui do deputado Osvaldo Verginio, aqui para a região oeste, também teremos um serviço completo, cirurgia, quimio e radioterapia, e vamos ampliando esse trabalho, aqui foi mostrado, na região sudoeste do Estado, a Santa Casa de Itapeva. Enfim, em cada região, ter os serviços para atendimento. E a central de regulação, que vai funcionar aqui no Icesp e que começa imediatamente já com sete DRSs, a região metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista. Estamos falando já de 25 milhões de pessoas, só na região metropolitana são 22 milhões, mais a Baixada, três milhões, já são 25 milhões. Em seguida vêm as demais regiões, região sudoeste do Estado, oeste e, finalmente, o Vale do Paraíba, e nós teremos todo o Estado de São Paulo integrado na Central de Regulação de Oncologia. Então, o paciente lá na ponta do Estado, nas barrancas do Rio Paraná, o serviço de saúde se comunica com a central de regulação, vê o serviço mais próximo e, de acordo com a complexidade do caso, o melhor trabalho.

Tudo gratuito, humanizado, e o protocolo do Icesp, tanto para a prevenção quanto para o tratamento, também sendo levado a toda a rede de São Paulo. Quero cumprimentar também o vereador aqui da Capital, o Mario Covas Neto, o Zuzinha, e a Valéria Baracat, presidente do Instituto Arte de Viver Bem. E hoje é Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, e dia do nascimento da Hebe Camargo. Aliás, só poderia nascer nesse dia, não é? Guerreira, com a garra que ela tinha. Paulista de Taubaté – Monteiro Lobato dizia, modéstia de lado, que Taubaté, Pindamonhangaba, são a terra roxa do talento e da aptidão. E Deus deu muito talento e muita aptidão à Hebe, que se transformou na rainha da televisão brasileira, desde a década de 50, não é? Cantora, humorista, trabalhou com Ronald Golias, apresentadora, fez nós todos conhecermos melhor o Brasil. Enorme disposição de ajudar.

Nós lançamos uma campanha para proibir a venda e o consumo de álcool para menor de 18 anos de idade. Então precisava fazer uma publicidade, né, e aí quem que era? Era a Hebe, sempre voluntariamente. Ia lá, gravava e brincava, e… “Campanha do Agasalho”, todo ano, quem que ia lá? Hebe. Então sempre disposta a ajudar. Uma enorme alegria de viver, representa bem as mulheres aqui de São Paulo, sua garra, sua determinação, e um enorme amor à vida, que, como disse o professor Giovanni, teve dignidade frente à doença, às adversidades. Esse é o espírito da Rede Paulista de Combate ao Câncer, é amor às pessoas. É a rede da vida, da saúde, para a gente poder melhorar a vida da população. Diz que a verdadeira vocação de cada homem e de cada mulher é servir às pessoas, e principalmente a quem mais precisa, quem está doente, quem precisa de apoio. E a Hebe era sempre alegre, né? Quando a gente se encontrava, ela virava para a Lu e chamava de “gracinha”, né, e aí dizia pra mim: “a sua mulher está cada vez mais bonita.” E eu respondia: “isso é marido bom, né, Hebe.” Mas quero deixar um abraço, dizer que a Rede Hebe Camargo vai, com essa equipe aqui, de craques, vai fazer muito em beneficio da população, da saúde, da vida da nossa população. Bom trabalho!