Secretário do Meio Ambiente assina acordo que implementa Cadastro Ambiental Rural

Cadastro será obrigatório para propriedades rurais e pré-requisito para a regularização de propriedade rural por meio de Programas de Regularização Ambiental

qua, 20/02/2013 - 12h58 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram nesta quarta-feira, 20, um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Cadastro Ambiental Rural – CAR. O cadastro será obrigatório para todas as propriedades rurais e pré-requisito para a regularização da propriedade rural por meio de Programas de Regularização Ambiental.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A medida será obrigatória para a concessão de créditos agrícolas. Segundo Bruno Covas, o cadastro estará em vigência a partir de maio, mas a secretaria fará esforços para implementá-lo ainda em abril. “O CAR vai nos fornecer todos os números que vão nos possibilitar a recuperação ambiental. Com o cadastro teremos a real necessidade do Estado de São Paulo”, afirma o secretário.

O acordo deve proporcionar mais eficiência no atendimento aos proprietários que queiram se regularizar e vai garantir a padronização dos procedimentos entre os entes da federação. A previsão é de que o acordo esteja vigente até 2016. O cadastro para todas as 330 mil propriedades será feito pela internet.

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o CAR auxiliará a mensurar o déficit de área legal do país. “Teremos uma visão real acompanhada por satélite. A partir dessas informações, nós poderemos evoluir para outras políticas, por exemplo, regularização ambiental de propriedades”, declarou. 

Do Portal do Governo do Estado