Caverna do Diabo é a maior caverna do Estado e tem fácil acesso

Desfrute um dia diferente em contato com a natureza do Vale do Ribeira

qui, 04/04/2013 - 17h55 | Do Portal do Governo

Na dúvida de onde fazer um ecoturismo impressionante e ainda dentro do Estado de São Paulo? O Parque Estadual Caverna do Diabo é uma ótima opção e está localizado a 295 Km da capital, com acesso pela Régis Bittencourt (BR-116). O passeio compreende trilhas, cachoeiras, mirantes e a Gruta da Tapagem, mais conhecida como Caverna do Diabo, a maior caverna do Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A caverna conta com escadarias, corrimões e iluminação, o que facilita o acesso mesmo para quem tem dificuldade de locomoção. O passeio dura cerca de uma hora e é feito com o acompanhamento de um monitor ambiental. Próximo à entrada da caverna tem a trilha do Araçá, de baixo nível de dificuldade, autoguiada e com duração média de 50 minutos. No trecho existem três quedas d’água, duas formam poços de águas cristalinas boas para um mergulho.

A trilha para o Mirante do Governador é mais longa e tem nível de dificuldade médio, com 2 horas e 30 minutos de percurso, mas proporciona uma vista panorâmica do Vale do Ribeira. O Parque conta com bastante estrutura e oferece restaurante, loja, área de piquenique, banheiros, estacionamento e um Centro de Visitantes com exposição temática sobre o ecossistema da Mata Atlântica e suas cavernas. Confira o vídeo ao lado produzido pela Secretaria do Meio Ambiente.

SERVIÇO
Parque Estadual Caverna do Diabo
Ingresso: R$ 20
Em janeiro e julho a visita pode ser feita todos os dias da semana, das 8h às 17h. Nos demais meses do ano não há visitação nas segundas-feiras
Telefone: (13) 3871-3318
Acesso: saindo de São Paulo, o acesso ao Parque é feito pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), até a cidade de Jacupiranga (km 446). Segue-se então pela rodovia SP-193 (Rodovia José Edgard Carneiro dos Santos) até a cidade de Eldorado e, posteriormente, pela SP-165, em direção à Serra André Lopes. A distância total a partir da cidade de São Paulo é de 295 km.

Do Portal do Governo do Estado