Alckmin participa de megaoperação de combate à dengue

Atividades serão realizadas durante toda a semana para alertar a população sobre prevenção à doença

qua, 21/11/2012 - 17h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, 21 de novembro, da Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que pretende acabar com focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e alertar a população em todo o Estado.

“Estamos na semana de combate à dengue e é muito importante a colaboração de todos. O caminho, enquanto não se tem a vacina, na qual o Instituto Butantan está trabalhando, é combater o mosquito. Vai começar o verão e quando esquenta, muda a temperatura, aumenta muito a proliferação do mosquito e a transmissão da dengue”, afirmou Alckmin.

A Secretaria vai reunir cerca de 25 mil agentes para atuar no combate ao mosquito. Por todo o Estado, foram programadas atividades especiais, entre mobilizações, panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas, além de mutirões de limpeza, visitas casa a casa, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos e especiais, como cemitérios e ferros-velhos.

Cada município programou suas atividades, que acontecem até sexta-feira, 23 de novembro. A Secretaria também irá distribuir 4 milhões de panfletos e cartazes aos municípios.

A Secretaria investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue. Desde 2010, o registro de casos de dengue tem caído no Estado. Neste ano, até o momento, foram registrados 21.062 casos. O número é 76,5% inferior ao total do mesmo período em 2011, quando foram registrados 89.781 casos. Em 2010, houve 189.330 casos da doença.

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 342 não notificaram nenhum caso autóctone de dengue em 2012. Além disso, 31% dos casos deste ano concentram-se na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que notificou ao Sinan 6.526 ocorrências.

Ainda de acordo com as notificações dos municípios, foram registradas 12 mortes por dengue autóctone até o mês de outubro deste ano, nos municípios de Araçatuba, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Ibirá, Novais, Pontal, Praia Grande, Santa Rosa de Viterbo e São José do Rio Preto, além da capital paulista, com três óbitos registrados. As mortes representaram 0,05% do total de casos.

Da Secretaria da Saúde