Educação: Secretaria Estadual de Educação lança projeto Cinema na Escola

nd

qua, 03/07/2002 - 16h31 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 03 de julho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, e o Secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, entregaram videotecas a 185 escolas da rede estadual de ensino. A entrega ocorreu na E.E. Samuel Wainer, localizada no Grajaú.

A instalação das videotecas faz parte do projeto da Secretaria da Educação denominado Cinema na Escola. O objetivo do programa é incentivar a cultura, além de garantir lazer e entretenimento aos alunos da rede estadual, pontos essenciais para a formação da cidadania.

Os equipamentos para instalação das videotecas foram doados pelo Fundo Social de Solidariedade. Cada uma dessas escolas está recebendo um monitor 29 polegadas, aparelho de CD, um videocasssete, um aparelho DVD, e mais 110 títulos de filmes dos mais variados gêneros. Desse total, 65 serão em VHS e 45 em DVD. As sessões poderão ser abertas à comunidade, uma vez que a maioria das 185 escolas faz parte do projeto Parceiros do Futuro, que prevê a abertura de escolas à comunidade nos fins de semana.

O projeto Cinema na Escola faz parte do programa Mutirão da Cidadania, lançado oficialmente no último dia 28, no Ginásio do Ibirapuera, com a presença de aproximadamente 10 mil alunos, e que terá início no próximo dia 04 nas 6.100 escolas da rede pública do Estado. O projeto é composto por 10 ações a serem desenvolvidas com os 6 milhões e 100 mil alunos do Estado de São Paulo. Além do Cinema na Escola, estão previstas diversas ações como, por exemplo, hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional, incentivo ao voluntariado, coleta seletiva do lixo, bandas da juventude, valorização do ambiente escolar.