20 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Confira dicas do Iamspe para prevenção e tratamento da doença, que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas por quedas

sáb, 20/10/2012 - 10h08 | Do Portal do Governo

Trinta e três por cento dos idosos que sofreram fraturas passam a ter limitações para voltar à sua rotina diária. Dados da Fundação Internacional de Osteoporose, com sede na Suíça, alertam que um em cada cinco desses pacientes morre logo no primeiro ano após uma fratura. Essa estatística demonstra a importância de conscientizar a população sobre a osteoporose, doença que enfraquece os ossos devido à perda de cálcio.

As mulheres são mais propensas à osteoporose porque depois da menopausa ocorre uma diminuição da produção do estrógeno, hormônio que ajuda a manter a massa óssea. Outros fatores como fumo, álcool, dieta pobre em cálcio e hereditariedade favorecem o aparecimento da doença.

“Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima de 50 anos poderão sofrer uma fratura por Osteoporose ao longo da vida. Quando há tratamento adequado para o fortalecimento dos ossos, o risco da fratura cai entre 20% e 25%”, afirma a reumatologista Elaine de Azevedo, coordenadora do Ambulatório de Doenças Osteometabólicas do Hospital do Servidor Público Estadual do Iamspe.

O exame de densitometria óssea detecta a osteoporose. É um diagnóstico feito por imagem, indolor, que mede a massa óssea da coluna e fêmur e determina o risco para uma fratura por osteoporose. “O tratamento indicado é a suplementação do cálcio via oral combinado com a vitamina D e outros componentes. Em geral o paciente deve tomar o medicamento durante alguns anos e fazer o controle periódico por meio do exame”, explica a Dra. Elaine.

Outras dicas para a prevenção e o sucesso do tratamento são o diagnóstico precoce da doença, prática de exercícios físicos e alongamento e uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. O paciente deve procurar o médico regularmente para acompanhamento do quadro clínico.

É importante evitar quedas no ambiente doméstico – evitando situações inseguras, como subir em móveis ou deixar fios expostos e tapetes escorregadios pela casa – e ter cuidado nas calçadas e vias públicas.

Para mais informações, consulte a cartilha sobre Osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Do Iamspe