IAC recebe inscrições para pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical

O curso busca formar pesquisadores, docentes e profissionais especializados, em nível de mestrado

sex, 12/10/2012 - 10h08 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, está com inscrições abertas para o curso “strictu sensu” de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical IAC, de 1º a 31 de outubro de 2012.

A inscrição pode ser feita pelo site: www.iac.sp.gov.br, no link Processo Seletivo 2013-2015 Mestrado. A seleção será realizada em 12, 13 e 14 de novembro e a divulgação dos nomes dos aprovados, em 10 de dezembro, no site do IAC. Os interessados podem consultar a relação da documentação exigida e todas as informações sobre o processo seletivo no site, incluindo o programa da prova escrita e as literaturas recomendadas para as áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia e Tecnologia da Produção Agrícola.

O IAC possui curso de pós-graduação desde 1999, credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2010, o curso de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical IAC passou a ter nota 5 pela Capes. A nota refere-se ao conceito “Muito bom”.

Para a pesquisadora e coordenadora do curso de pós-graduação do IAC, Adriana Parada Dias da Silveira, essa nota expande oportunidades, pois possibilita a participação dos estudantes em programas específicos da Capes para cursos com esse conceito ou superior e facilita o estabelecimento de intercâmbios com universidades e instituições fora do País.

O curso de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical IAC é voltado para profissionais das áreas de engenharia ambiental, biologia e engenharia agronômica.

Pós-graduação IAC (PG-IAC)

A pós-graduação IAC em Agricultura Tropical e Subtropical é dividida nas áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia e Tecnologia da Produção Agrícola. O curso busca formar pesquisadores, docentes e profissionais especializados, em nível de mestrado; já foram defendidas 314 dissertações.

O curso de doutorado teve início em 2009. A primeira defesa de tese ocorreu em agosto de 2012 e o tema do estudo foi: “Regiões climáticas e qualidade natural de bebida do café arábica no Estado de São Paulo”.

Alunos da PG-IAC contam com bolsas de estudos junto a financiadoras como Capes, Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e iniciativa privada. A pós-graduação do IAC busca oferecer formação voltada para a pesquisa aplicada, com geração de tecnologia específica para cada cultura ou para cada linha de pesquisa no universo da agricultura tropical e subtropical. “A PG foca em questões reais presentes nas demandas dos setores de produção agrícola”, diz a pesquisadora do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Em 2012, a PG-IAC abriu o curso de MBA em Fitossanidade, em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento