Banda Sinfônica do Estado se apresenta na Sala São Paulo neste domingo

Com entrada gratuita, a apresentação terá regência dos maestros Marcos Sadao Shirakawa e Mônica Giardini

qua, 10/10/2012 - 9h08 | Do Portal do Governo

A Banda Sinfônica do Estado, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, apresenta um concerto pouco convencional neste domingo, dia 14, às 11h. Marcos Sadao Shirakawa, regente titular da Banda, e Mônica Giardini, regente adjunta, vão se revezar à frente da orquestra, dividindo a batuta, durante o programa que faz parte da série de Concertos Matinais da Sala São Paulo.

Sadao abre a apresentação com a peça “Overture for a Great City”, do britânico Philip Sparke (1951). Na sequência, Mônica vai reger a “Suíte Nº 2 for Band”, do colombiano Victoriano Valencia Rincon (1970). Ambas foram compostas originalmente para banda sinfônica.

Encerrando o programa, novamente sob a regência de Sadao, uma transcrição feita por Leonard Bernstein (1918-1990) das Danças Sinfônicas, do famoso musical que foi sucesso na década de 60, “West Side Story”. A apresentação tem entrada gratuita.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do país e, em 1997, conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e também estimula a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está gravada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e é administrada pelo Instituto Pensarte, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Marcos Sadao Shirakawa

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários festivais de música no Brasil – Campos do Jordão, Tatuí, Prados – Argentina e Áustria.

Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno e em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

Mônica Giardini

Mestre em Musicologia e doutoranda pela USP, com formação em piano, e Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, Mônica estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar e Eleazar de Carvalho.

Aperfeiçoou-se em diversos festivais de música como no da Bachakademie, em Stuttgart (1995). Ministrou cursos de Regência, Prática de Ensaios de Orquestra e de Banda na Universidade Livre de Música, Projeto Guri, Pró-Banda e FUNARTE.

Recebeu o Troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, e o Prêmio Mulheres no Mercado, em 2004. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, e atua como clinician (professor e conferencista) do Projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto. É também regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Serviço

Banda Sinfônica – Concertos Matinais
Data: Domingo, 14 de outubro
Horário: 11h
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes s/nº – São Paulo/SP
Classificação etária: 10 anos
Capacidade: 1.498 lugares
Duração: 60 minutos – Entrada Franca
Informações: (11) 3223-3966

Da Secretaria da Cultura