A gestão da diversidade

Selo Paulista da Diversidade incentiva tratamento adequado a questões etnico-raciais, gênero, idade, orientação sexual e pessoa com dei ciência

qui, 27/09/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

Estampado em diversas embalagens, os selos fornecem ao consumidor informações importantes sobre um produto ou empresa. Por exemplo: respeita-se o meio ambiente, consome pouca energia, não utiliza agrotóxicos em seus processos. O Selo Pau lista da Diversidade, certificação conferida pela Secretaria do Em -prego e Rela ções do Trabalho (Sert), também pode aparecer em embalagens e ao lado da marca de uma empresa. Ele está relacionado ao tratamento que as empresas dão a questões étnico-raciais, de gênero, idade, orientação sexual e pessoa com deficiência. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode participar do seminário Sensibilizando para diversidade, que será realizado no dia 1º de outubro, na Sert.

Instituído em 2007, o Selo Paulista tem por objetivo estimular organizações públicas, privadas e da sociedade civil a incluir o tema da diversidade em seus ambientes e áreas de atuação.

“A inclusão e o fortalecimento da ‘diferença’ são, porém, processos complexos”, afirma Marlene Lautenschlager, da equipe do Selo Paulista da Diversidade. “Ambos requerem investimentos para recrutar, treinar e promover um acolhimento da diferença”, explica. “Mas as organizações devem ter em mente que a gestão da diversidade pode ser compensadora. É que pessoas compreendidas por esses segmentos, como aprenderam ao longo da vida a lidar com barreiras, tendem a gerar uma maneira diversa de enfrentar o mercado competitivo, o que pode ser bom para a empresa”, justifica.

Para pleitear o selo, as candidatas precisam acessar o site do programa, onde encontrarão orientações para completar o processo de inscrição, observa Gleice Salgado, também da equipe.

Dois tipos

Os selos disponíveis são de dois tipos. O Adesão destina-se a organizações que ainda estão iniciando uma política de diversidade. O Pleno é para as instituições que apresentam níveis mais avançados de trabalhos voltados à política de diversidade. Kraft Foods Brasil e Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) são algumas das empresas que já conquistaram essa última certificação.

Para se candidatar a qualquer um deles, a empresa precisa apresentar, entre outras informações, o projeto de uma política de diversidade a ser desenvolvido na organização. No caso específico do Selo Adesão, a equipe do selo elaborará relatórios, fazendo uma síntese das informações fornecidas pela empresa. Em relação ao Selo Pleno, as informações fornecidas pela empresa candidata devem ser auditadas por uma entidade certificadora (das quatro cadastradas). Só podem atuar como certificadoras as entidades que passarem por treinamento na Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Os relatórios (tanto de análise, no Selo Adesão, quanto das auditoras, no Pleno) são encaminhados para a avaliação de um Comitê Gestor. O órgão é formado por representantes de secretarias de governo, federações do mundo corporativo e instituições representantes da sociedade civil.

O Selo Adesão vale por dois anos e não pode ser renovado. O uso do Pleno é permitido indefinidamente, com novas verificações (chamadas de renovações) após dois anos da concessão. Perde o selo a empresa que utilizá-lo em desconformidade ou descumprir qualquer item do termo de responsabilidade.

SERVIÇO
Seminário Sensibilizando para diversidade
1º de outubro
Secretaria do Trabalho – Mezanino – Auditório A (Rua Boa Vista, 170 – São Paulo)
Das 9 às 12 horas
Informações (11) 3241-7102/08
sediversidade@sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial