Prêmio São Paulo de Literatura revela vencedores nesta segunda

Promovido pelo Governo do Estado e focado especificamente em romances, o Prêmio é o maior do país em valor

seg, 24/09/2012 - 9h17 | Do Portal do Governo

O Prêmio São Paulo de Literatura 2012 revela seus dois vencedores nesta segunda-feira, 24, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, na capital, a partir das 20h. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e focado especificamente em romances, o Prêmio é o maior do país em valor. São R$ 400 mil no total, sendo R$ 200 mil para o vencedor de cada categoria: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. Aberto a escritores de todo o País, o Prêmio tem entre seus finalistas autores de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Bahia.

Em sua quinta edição, o Prêmio já acumula mais de mil livros participantes. A lista de vencedores dos anos anteriores inclui nomes consagrados como Cristóvão Tezza (em 2008, com O filho eterno), Ronaldo Correia de Brito (2009, Galiléia) e Raimundo Carrero (2010, A minha alma é irmã de Deus), além de novos talentos como Tatiana Salem Levy, vencedora da categoria Autor Estreante em 2008 com A chave de casa. Ela está de volta à lista de finalistas “veteranos” com seu segundo romance, Dois rios.

São 20 finalistas no total, sendo 10 em cada categoria, selecionados dentre um total de 209 livros participantes. Todos são romances publicados originalmente em língua portuguesa, com primeira edição obrigatória no Brasil e no ano de 2011. Os finalistas foram selecionados por um júri inicial composto por 10 especialistas em literatura, dentre acadêmicos, críticos literários, livreiros, escritores e bibliotecários. O júri final, com cinco outros especialistas, tem a tarefa de selecionar um vencedor em cada categoria. Confira os finalistas de 2012:

Melhor Livro do Ano

Adriana Lunardi – A vendedora de fósforos – (Rocco)
Bartolomeu Campos de Queirós – Vermelho Amargo (Cosac Naify) – in memoriam
Domingos Pellegrini – Herança de Maria (Leya)
Hélio Pólvora – Don Solidon (Casarão do Verbo)
Luiz Ruffato – Domingos sem Deus (Record)
Luiz Vilela – Perdição (Record)
Michel Laub – Diário da Queda (Cia. das Letras)
Paulo Scott – Habitante Irreal (Alfaguara)
Silvio Lancellotti – Em nome do Pai dos Burros- (Global)
Tatiana Salem Levy – Dois rios (Record)

Melhor Livro do Ano – Autor Estreante

Ana Mariano – Atado de Ervas (L&PM)
Bernardo Kucinski – K (Expressão Popular)
Chico Lopes – O Estranho no Corredor (Editora 34)
Edmar Monteiro Filho – Fita azul (Babel)
Eliane Brum – Uma duas – (Leya)
Julián Fuks – Procura no romance (Record)
Luciana Hidalgo – O Passeador (Rocco)
Marcos Bagno – As memórias de Eugênia (Editora Positivo)
Susana Fuentes – Luzia (7 Letras)
Suzana Montoro – Os Hungareses (Ofício das Palavras)

Incentivo à leitura

O Prêmio São Paulo de Literatura faz parte de uma série de programas e equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura para valorizar a produção literária, estimular novos autores e, principalmente, incentivar a leitura. A Secretaria mantém a Biblioteca de São Paulo no terreno em que funcionou a extinta penitenciária do Carandiru, além de três museus com a temática literária – Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida -, programas de apoio e capacitação às bibliotecas públicas, editais de incentivo financeiro à criação literária, saraus e publicação de obras, dentre outras ações.

Saiba mais sobre o prêmio em www.premiosaopaulodeliteratura.org.br.

Da Secretaria da Cultura