Jovens da Fundação CASA Botucatu expõem na Unesp

“Os Pincéis da Esperança” traz releitura dos adolescentes sobre as obras do artista Romero Britto

seg, 16/07/2012 - 17h14 | Do Portal do Governo

Aconchego e outros sentimentos transmitidos por meio de cores variadas. Assim é a exposição “Os Pincéis da Esperança”, promovida pelo CASA Botucatu, que está em cartaz no mezanino da biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), no Distrito de Rubião Junior, em Botucatu.

Até a próxima sexta-feira (20 de julho), das 8h às 18h50, o público pode visitar a mostra, com 12 quadros produzidos por adolescentes internados no centro de atendimento socioeducativo durante as oficinas de técnicas de pintura, realizadas em 2012. Os quadros são releituras das obras do artista pernambucano Romero Britto.

A exposição visa a sensibilizar a comunidade de Botucatu sobre o trabalho realizado pela equipe da Fundação CASA e do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), organização não-governamental que compartilha a gestão do CASA Botucatu.

Por meio da arte e da cultura – entre outras atividades desenvolvidas no centro socioeducativo – busca-se fomentar no adolescente o protagonismo e a criatividade, oferecendo acesso a várias linguagens. “O desenvolvimento humano também passa pela educação e pela arte e, na medida socioeducativa, ajuda na reflexão do jovem”, avalia a diretora do CASA Botucatu, Juliana Rosa.

Romero Britto é um dos artistas plásticos brasileiros mais reconhecidos no mundo hoje. No trabalho realizado nas oficinas de técnicas de pintura, os educadores estimularam os adolescentes, com base nas imagens já criadas pelo artista, a manifestar seus sentimentos por meio das cores, compreendendo seus significados e criando releituras próprias.

Exposição “Os Pincéis da Esperança”, do CASA Botucatu
Data: até sexta-feira (20 de julho), das 8h às 18h50
Local: Mezanino da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade
Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp)
Endereço: avenida Professor Montenegro, s/nº, Distrito de Rubião Junior, Botucatu