Alckmin discursa na Cúpula Mundial de Estados e Regiões da Rio+20

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2012

ter, 19/06/2012 - 16h39 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Hoje, nós temos aqui a Rede de Governos Locais para o Desenvolvimento Sustentável, a nrg4SD, o grupo do clima, o Fórum Global e associações regionais. E comemoramos 10 anos da chamada Rio+10, na África do Sul, onde nós estivemos com um esforço ainda maior, com a criação do nrg4SD, integrando os estados subnacionais em todo esse trabalho.

Aliás, fico feliz de rever aqui o primeiro-ministro de Quebec, Jean Charest, que esteve em São Paulo três meses atrás, quando reunimos a 6ª Cúpula de Líderes Regionais da América, da África, da Europa, da Ásia, no sentido também de discutirmos a sustentabilidade.

E nesse esforço sub-regional, quero dizer que o primeiro compromisso, que acho que é de todos nós, é de combater a miséria. E esse é o compromisso de São Paulo, que uniu os esforços com o governo federal no sentido de erradicarmos, darmos condições para as famílias que estão abaixo da linha da pobreza poderem avançar.

A outra é com o saneamento básico. E quero dar uma boa notícia ao Sérgio Cabral, que nós bebemos da mesma água, do Rio Paraíba do Sul, através do Rio Guandu, que abastece também a cidade de São Paulo. E nós chegaremos, já em 2014, com o interior de São Paulo 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Em 2016, o litoral; e, em 2020, as regiões metropolitanas. E como médico, saneamento básico é o que há de mais importante sob o ponto de vista de saúde, até porque 70% do corpo humano é água. Um bebê é 80%. A gente vai ficando mais velho e vai ficando mais enxuto, não é?

O outro compromisso é com a Mata Atlântica, ou seja, a preservação da Mata Atlântica. No caso de São Paulo, o programa… Nós tínhamos 5.600 famílias na região de Cubatão, em área de risco, na Mata Atlântica, e vamos transferi-las, todas. Temos até um financiamento do BID e um grande esforço de recuperação da Mata Atlântica. E dando moradia com segurança e digna a essas famílias.

Queria trazer uma palavra sobre energia renovável. O mundo tem na sua matriz energética 13% de energia renovável. O Brasil tem 45% de energia renovável; o mundo, 13%. São Paulo, 55%. E o nosso compromisso para 2020 é chegarmos a 69% de energia renovável, com pequenas hidroelétricas, biomassa, energia solar, energia eólica, enfim, avançando na questão das energias renováveis.

E como sei do esforço da questão das grandes metrópoles – e a nossa é a terceira maior metrópole do mundo, estamos aqui em uma das grandes metrópoles do mundo, que é o Rio de Janeiro. O esforço para a questão das mudanças climáticas e da redução de emissão de gases de efeito estufa, especialmente CO2, ou seja, triplicarmos o metrô, no caso de São Paulo, e um grande avanço nos trens. Energia elétrica substituindo a questão do monóxido de carbono e a poluição.

Mas, quero destacar o esforço coletivo dos estados sub-regionais e dos governos locais junto à sociedade civil e aos governos nacionais, nesse esforço de todos. Bom trabalho.