Estudantes indígenas terão escolas novas e cartilhas em guarani

As unidades serão construídas respeitando o padrão das aldeias; material didático é inédito no Estado

qua, 18/04/2012 - 18h50 | Do Portal do Governo

Os estudantes indígenas das escolas estaduais Aldeia Renascer e Aldeia Boa Vista do Promirim, situadas no município de Ubatuba, terão à disposição novos prédios a partir do próximo ano. Com o objetivo de fortalecer a educação indígena, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai disponibilizar ainda uma cartilha de alfabetização em guarani aos 737 alunos das 16 escolas estaduais voltadas à etnia.

Para a construção das unidades está sendo utilizado um modelo pré-fabricado desmontável de madeira, padrão que atende à limitação de aldeias indígenas que não possuem registro da terra e finalização de sua demarcação pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Já a cartilha de alfabetização em guarani está sendo feita pelos próprios índios com supervisão de um linguista especializado. O material é inédito no Estado e deverá ser usado nas 16 escolas estaduais de origem guarani existentes na rede estadual.

A iniciativa valoriza e reafirma as identidades étnicas e culturais das comunidades com o propósito de garantir educação de qualidade aos estudantes indígenas respeitando as especificidades de cada tribo. 

Do Portal do Governo do Estado