Educação: Secretaria realiza parceria com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

nd

qua, 19/06/2002 - 16h54 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Educação, Prof. Gabriel Chalita, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Emil Adib Razuk, assinaram nesta terça-feira, dia 18, na sede da Educação, o Protocolo de Intenções com o Conselho de Odontologia do Estado. O objetivo principal da parceria é conscientizar o aluno para as medidas preventivas em relação à saúde bucal.

De acordo com o presidente da Associação, Emil Adib Razuk, quase todas as doenças sistêmicas que surgem na infância podem ter origem na infecção bucal. ‘Mesmo que a criança tenha uma boa alimentação, se ela não tiver dentes em condições saudáveis para a 1º fase da digestão, ela não terá o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos na refeição’.

O Conselho Regional de Odontologia pretende disponibilizar gratuitamente material didático para os alunos da rede pública estadual. Desse total 6,5 mil vídeos vão para os alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 6,5 mil para as últimas séries, também do Ensino Fundamental. Os temas abordados são: ‘Ciranda do Sorriso’ e ‘Seu Sorriso só Depende de Você’. Os vídeos, com duração de 22 minutos, alertam sobre a conscientização da importância na prevenção da saúde bucal. A intenção desse trabalho audio-visual é atrair os alunos para o trabalho de prevenção bucal e o benefício para a melhoria da cidadania.

O Conselho Regional de Odontologia pretende realizar um concurso de redação aos alunos e professores e premiá-los. O Conselho tem dois objetivos: atrair os alunos para o tema ‘prevenção bucal’ e integrar a família com o trabalho, que será levado para a casa.