SP e 46 cidades do interior assinam adesão ao Creche Escola

Municípios que aderiram ao programa pertencem às regiões de Bauru, Araraquara e Marília

seg, 12/03/2012 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h39)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, assinaram nesta segunda-feira, 12, o termo de adesão de 46 munícipios ao programa Creche Escola. Foram beneficiadas cidades das regiões de Bauru, Araraquara e Marília. Cada equipamento custa em torno de R$ 1 milhão e pode atender até 150 crianças. 

“Educação é como uma árvore, tem que crescer pela raiz. Às vezes nos preocupamos muito com o topo, mas temos que nos preocupar também com a base. Por isso, estamos oferecendo às mães a possibilidade de deixarem suas crianças em um lugar seguro. É muito importante o atendimento à criança pequena, exige cuidado, alimentação adequada e muitas mães precisam trabalhar. As famílias ricas contratam profissionais, mas para as famílias que não podem ter, o Governo deve oferecer a creche”, afirmou o governador.

Com o Creche Escola, o Governo priorizou os municípios de maior vulnerabilidade social e com maior demanda para atendimento de crianças. “Em 2011 quase 170 cidades foram contempladas. Começamos por aqueles municípios que mais precisavam e que têm menos condições de custear creches para as suas crianças”, explicou Rodrigo Garcia.

Na região de Bauru foram: Agudos, Bariri, Bauru, Bocaina, Boracéia, Calábria Paulista, Dois Córregos, Duartina, Getulina, Gauimbé, Itaguaçú do Tietê, Itajú, Itapuí, Jaú, Macatuba, Mineiros do Tietê, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Uru. Na região de Marília: Gália, Júlio Mesquita, Alvinlândia, Lupércio, Echaporã, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Platina, Quatá, Rinópolis, Tarumã e Vera Cruz. Já na região de Araraquara são: Fernando Prestes, Ibitinga, Borborema, Porto Ferreira, Dourado, Rincão, Santa Ernestina, Tabatinga e Taquaritinga.

Lançado em setembro de 2011, o Creche Escola pretende entregar mil unidades completas, inclusive com equipamentos, até 2014. O público-alvo do programa são crianças de 0 a 5 anos, que ainda não são atendidos por creches. “O Governo do Estado está atendendo principalmente a uma demanda crescente da população feminina, que agora terá um local adequado e seguro para deixar seus filhos enquanto sai para trabalhar”, acrescentou o secretário.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria de Educação. O objetivo é ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Para a implantação do programa, a contrapartida do município é oferecer terreno plano de sua propriedade, com 2 mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.

Histórico

Em 2011, 167 municípios aderiram ao programa. Das regiões de Bauru, Araraquara e Marília 19 municípios já assinaram os Termos de Adesão no ano passado. São eles de Bauru: Arealva, Balbinos, Boicana, Borebi, Cafelândia, Guaiçara, Guarantã, Lençóis Paulistas e Promissão. De Araraquara: Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Dobrada, Nova Europa e Ribeirão Bonito. De Marília: Álvaro de Carvalho, Campos Novos Paulista, Florínea, Herculândia e Queiroz.

Sobre o Programa

O programa Creche Escola foi instituído em 26 de setembro de 2011, com as assinaturas do governador Geraldo Alckmin e dos secretários Rodrigo Garcia e Herman Voorwald (Educação). Desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios, a iniciativa visa ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil. 

A priorização dos municípios é feita com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Da Secretaria de Desenvolvimento Social