São Paulo ganha hoje instituto para câncer infantil

Gazeta Mercantil - 18/6/2002

ter, 18/06/2002 - 11h04 | Do Portal do Governo

Parceria entre a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e a Fundação Criança, será inaugurado hoje o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), pólo especializado que custou R$ 9 milhões e é fruto de doações e serviços da comunidade, do empresariado e do meio artístico.

Com parceria entre as duas instituições e as novas instalações, as três mil crianças portadores de câncer atendidas atualmente no Instituto da Criança (ICR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), passam a ter atendimento no novo prédio, no bairro de Pinheiros.

O Itaci foi construído em um terreno de 700 m² cedido pela prefeitura da capital e terá capacidade de atender mensalmente 2 mil consultas, realizar mil quimioterapias e 70 internações. O edifício de quatro andares possui 17 apartamentos individuais, duas salas para transplante, 12 leitos para quimioterapia ambulatorial, 12 consultórios médicos e quatro consultórios para atendimento multiprofissional, incluindo odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social.

A gestão do Itaci ficará a cargo da Fundação Criança, enquanto a parte científica estará sob administração do Departamento de Pediatria da USP. A fundadora da Ação Solidária Contra o Câncer, Darcy Carvalho, informa que a entidade nasceu em 1984 com três pais de crianças portadoras de câncer. ‘Em 1985 nasceu o sonho da construção de um hospital para as crianças e em 1999 foi lançada a pedra fundamental a construção de um prédio’, diz Darcy.

A inauguração das obras civis do Itaci, a partir das 11 horas, terá a presença do governador Geraldo Alckmin e das personalidades Marília Gabriela, Rita Lee, Leandro Lehart e Rodolfo Gamberini, que colaboraram com a campanha. O evento marcará também o início de uma nova campanha para equipar o hospital.

Silvana Orsini