SP e ONU promovem workshop sobre ações anticorrupção

Encontro apresenta panorama mundial, nacional e estadual no campo da transparência pública, prevenção e combate à corrupção

qui, 26/01/2012 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 11h)

O governador Geraldo Alckmin abriu o workshop “Cooperação Internacional Anticorrupção: prevenção, transparência e controle”, nesta quinta-feira, 26. O evento, ocorrido no Palácio dos Bandeirantes, na capital, é promovido pela Corregedoria Geral da Administração, órgão vinculado à Casa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo paulista.

Destinado a servidores públicos das áreas de controle interno e externo do Estado, o encontro tem como objetivo apresentar um panorama mundial, nacional e estadual no campo da transparência pública, prevenção e combate à corrupção.

“Os controles e os sistemas de telecomunicações, interligação de dados, rede de dados, investigação, podem ser extremamente importantes como um instrumento de controle e transparência. Nós estamos procurando através do governo eletrônico, do e-gov, da tecnologia de informação, aqui em São Paulo, ter a maior transparência possível em termos de dados, conhecimento, através da população, e uma controladoria do Estado que faça corregedoria também, oriente bons processos e melhor eficiência no gasto público”, disse o governador ao abrir o evento.

A parte da manhã foi reservada para palestras de Gerardo Berthin, assessor regional de Políticas em Temas de Governabilidade do Escritório Regional do PNUD no Panamá; Ronald da Silva Balbe, diretor da Controladoria Geral da União; e Gustavo Ungaro, presidente da Corregedoria Geral da Administração (veja aqui a programação). Na parte da tarde, o workshop prevê o intercâmbio de experiências e conhecimento sobre os temas debatidos.

Da Secretaria da Casa Civil