Secretaria da Educação firma protocolos de intenções com IBCD e Instituto do Legislativo Paulista

nd

qui, 13/06/2002 - 10h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação firmou na tarde desta quarta-feira, dia 12 de junho, dois protocolos de intenções. A primeira assinatura foi com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, tendo como objetivo a implementação do prêmio ‘Construindo a Nação’. A assinatura do segundo documento, que prevê o aperfeiçoamento do Seminário ‘A importância do Voto’, foi firmada com o Instituto do Legislativo Paulista.

Estiveram presentes no evento de assinatura dos protocolos, o secretário de Estado da Educação, Prof. Gabriel Chalita, o presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Maurílio Maldonado, e Paulo Saab, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania.

Os dois protocolos são dirigidos a alunos de Ensino Médio e são de extrema importância para o desenvolvimento da conscientização da cidadania. ‘Citando Guimarães Rosa, nós precisamos deixar de ‘Lamúrias e Queixumes’. Precisamos nos conscientizar o que cada um de nós pode fazer para melhorar o nosso País’, afirma o secretário Chalita, salientando a importância de levar o jovem a refletir sobre a importância do voto.

Para o presidente do IBCD, Paulo Saab, o apoio da Secretaria da Educação é fundamental no processo de formação e informação do jovem. Da mesma forma pensa o presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Maurílio Maldonado. ‘A assinatura deste protocolo é o primeiro ato formal do Instituto e temos muito orgulho em termos a participação ativa da Secretaria da Educação’, afirma.

Construindo a Nação

O Prêmio ‘Construindo a Nação’ é aberto à participação de todas as Escolas Estaduais de Ensino Médio. O prêmio foi entregue pela primeira vez em março deste ano. O objetivo é reconhecer publicamente os trabalhos sociais desenvolvidos pelas escolas, de sensibilizar a comunidade escolar e estimular o aperfeiçoamento de novos projetos dessa natureza. Confira aqui mais informações para as inscrições, que vão até 28 de junho.

A importância do Voto

Esta é a primeira vez que o Seminário A importância do voto, direcionado ao Ensino Médio, será oferecido gratuitamente aos estudantes da Rede Pública Estadual e privada. O seminário, tem como objetivo sensibilizar os alunos para a questão da importância e da responsabilidade do voto – um canal de participação nas políticas públicas e nos destinos da nação – por meio da atuação dos representantes legais.

Calendário

O Seminário ‘A importância do voto’ será realizado todas as segundas-feiras dos meses de agosto (5, 12, 19 e 26) e setembro (2, 9, 16, 23 e 30), no horário das 8 às 13 horas, no Auditório Franco Montoro (Assembléia Legislativa). O grupo de palestrantes será composto por professores da área de Ciências Políticas de Universidades como a PUC, USP, FAAP e FGV e de representantes de diversos institutos de formação política de partidos políticos convidados. Tambpem participam representantes dos Institutos de Formação Política dos diversos partidos atuantes na Assembléia. O objetivo é de trabalhar com as linhas filosóficas que regem a atuação de cada partido. Será uma atividade pluralista com objetivos especificamente pedagógicos.

Já confirmaram presença no seminpario, Maurílio Maldonado, advogado, procurador do Estado e presidente do Instituto do Legislativo Paulista; Prof. Luís Alberto Machado, economista, diretor da Faculdade de Economia da FAAP; Paulo Saab, jornalista, advogado, Prof. de Ciências Políticas da FAAP e presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania – IBDC; Brás Araújo, Prof. de Estratégia Política da USP; Prof. Marcos Paulino, diretor da Cadeira de Ciências Políticas da FAAP e Reinaldo Gonçalves, Prof. da PUC-SP.

Leia também:

  • Inscrições para o Prêmio Construindo a Nação 2002