Alckmin discursa em entrega de helicóptero Águia e vicinais recuperadas em Araçatuba

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estar em Araçatuba. Cumprimentar o prefeito anfitrião, prefeito Cido Sério; a secretária municipal de Assistência Social, primeira-dama […]

qui, 05/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estar em Araçatuba. Cumprimentar o prefeito anfitrião, prefeito Cido Sério; a secretária municipal de Assistência Social, primeira-dama Cidinha Lacerda; presidente da Câmara, o Cido Saraiva; os vereadores, professora Durvalina, Edna Flor, Tieza, Joaquim da Santa Casa, Platibanda, Papinha; secretário da Segurança Pública, doutor Antônio Ferreira Pinto; secretário da Casa Militar, coronel Admir Gervásio; comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo; comandante do CPI-10 aqui de Araçatuba, coronel Benedito Roberto Meira; tenente-coronel Marco Antônio Severo Silva, comandante do Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo João Negrão; doutor João Pedro de Arruda, delegado de Polícia do interior aqui do DEINTER-5; nosso ex-prefeito, deputado federal Jorginho Maluly; nosso, chegando lá para deputado estadual, Dilador Borges; uma saudação muito carinhosa ao doutor Maluly pai e a sua esposa Terezinha; capitão-PM Cláudio Brandão de Oliveira, que vai ser o comandante aqui da base de rádio patrulhamento aéreo de Araçatuba e todo esse time campeão; padre Orlando Maffei; pastor Marcelo Toschi; padre Silvio; Ricardo Volpi, superintendente do DAESP; o Adenilson, do DER 11 aqui de Araçatuba; o Mauro Ayres, da Helibras; o Luiz Zancaner, presidente da Unialco, e quero aqui dizer da nossa parceria aqui para instalar bem aqui no hangar o nosso grupamento aéreo da Polícia Militar; prefeitos, o Germiro, Wilson Carlos, o João Luiz, o Marcos, a Terezinha, o Alceu, o Haroldo, o José Antônio, Sueli, Heitor, Luiz Carlos, o Pedro de Paulo, o Jerônimo, o Renê, o Edenilson, Wilson Novaes, o Antônio Carlos, o Jamil, o Nelson, o Celso, Izair. Enfim, saudar todos os companheiros, eu vi aqui o Valtinho lá de Osvaldo Cruz. Saudar aqui o Valdir da Silva Machado, que é o piloto mais antigo. Cadê o Valdir, está aí? Valdir é piloto desde 1942. Uma saudação aqui à Aurivânia, cumprimentando aqui o Grupo Reunidas; agradecer ao coral, belíssimo coral, agradecer as APAEs, a APAE aqui de Araçatuba, APAE de Penápolis; saudar a Santa Casa, Sindicato Rural, toda a sociedade civil. Olha aqui, o Valdir pilotou em 1942, parabéns, viu, Valdir? Parabéns. Olha, homenagem aqui ao Valdir, tem uma história boa, comandante e o capitão, vocês que são pilotos aí.

Diz que tinha um camarada que tinha muito medo de andar de avião, aí ele tinha muito medo de andar de avião, aí a mulher falou: “não, bem, vamos que não tem perigo, é muito seguro, pode ir que não tem problema”. E ele apavorado de medo, mas acabou indo, a mulher insistiu tanto. Aí entrou no avião, a aeromoça deu aquelas instruções de segurança de vôo: “olhem, em caso de pouso na água, seu banco é flutuante”. “Mulher, está vendo, olha só, pouso na água, eu não sei nadar, tal”. Ela falou: “não, bem, não tem perigo, isso aí é só instrução de segurança de vôo”. Aí andou mais um pouco, aí a aeromoça falou: “olha, nós vamos atravessar uma área de turbulência, por favor, apertar o cinto de segurança”. “Está vendo, mulher, olha aí, mulher, olha aí que perigo chacoalhar nessa altura aqui, tal”. “Não, bem, não tem perigo, isso aí já passa já, tal, tal”. Daqui a pouco, o comandante pegou o microfone e falou: “aqui quem fala é o comandante Juarez. À sua direita, observe, nós estamos passando sobre a cidade de Uberlândia”. Ele não aguentou e gritou: “Juarez, Juarez, olha para frente, Juarez”. Mas dizer da alegria de nós estarmos juntos aqui.

O grupamento aéreo, ele começou em 1984, tinha um helicóptero, o Governo do Estado, e eram 43 os que compunham aquele grupamento naquela época, eram 24 policiais militares, 24, e um helicóptero. Hoje nós temos 29 aeronaves, 29, seis aviões e 23 helicópteros, 436 policiais no grupamento aéreo, 87 pilotos. Nós temos uma verdadeira frota aérea, uma força aérea paulista aqui para proteger a população. Valdir, espera um minutinho aqui, nós já vamos falar, um minutinho. Um helicóptero equivale a 15 viaturas, vai atender toda a região, não só Araçatuba, mas vai beneficiar toda a região, vai ajudar a zona rural, patrulhamento na aérea rural, vai orientar a Polícia na viatura através do rádio, tem uma visibilidade muito maior, combate ao tráfico de drogas, roubo, furto, assassinatos, enfim…Transporte de órgãos para transplante, enfim, um apoio muito importante, então a gente fica muito feliz de hoje entregar aqui o grupamento aéreo com helicóptero novinho, zero quilômetro, para a Polícia Militar, para servir Araçatuba, o CPI-10, estão vindo para cá também. Vieram 28 soldados a mais para a região, dos quais 12 para a cidade de Araçatuba, para reforçar aqui a segurança. Queria também dizer, está aqui o doutor Volpi, que é o presidente do DAESP, nós vamos investir 61 milhões nos nossos aeroportos, o maior investimento é Araçatuba, 21 milhões só aqui no aeroporto de Araçatuba. São: implantação de escape nas cabeceiras da pista, adequação da pista de táxi, essa que passa aqui em frente vai ser inteirinha feita nova, 1,8 milhão, construção da faixa de pista, 10 milhões de reais, são aqueles morrinhos que tem do lado da pista, que não pode, adequação do terminal de passageiros, 1,5 milhão com equipamentos de raio-X para bagagem despachada, raio-X de porão, revitalização do balizamento noturno, precisa ser revitalizado, esteiras de bagagem, reforma do edifício contra incêndio, dois milhões e 650 mil só de veículos de combate a incêndio, nós vamos ter aqui os mais modernos veículos e equipamentos para combate a incêndio, implantação de rede de esgoto e estação de tratamento de esgoto e monitoramento da fauna silvestre. Então, são 21 milhões e 100 que o doutor Volpi, dá um passinho aqui doutor Volpi, ele que está responsável aqui para o mais rapidamente entregar para vocês as obras aqui do aeroporto de Araçatuba.

Queria também colocar, nós temos aqui uma obra importante de radioterapia, então o Governo ficou responsável pela Casamata, quando eu fui governador nós ampliamos muito a Santa Casa, que é uma grande parceira da região e do SUS, está aqui o nosso Jair e a equipe da Santa Casa, quase que dobrou o prédio da Santa Casa, e nós estamos liberando hoje 1,5 milhões para concluir a Casamata e para comprar todo o mobiliário, tudo que precisar para poder entrar em funcionamento.

E estamos também… E, além disso, para a Santa Casa de Araçatuba estamos liberando 900 mil reais para equipamentos e ainda vamos entrar com o custeio para mais dez vagas de UTI Neonatal na Santa Casa aqui de Araçatuba. E finalmente, dizer da minha alegria, porque tenho acompanhado essa luta pela Eliezer. Da outra vez que fui governador eu comecei, o Serra terminou a duplicação de quatro km aqui no trecho urbano da cidade e nós estamos autorizando hoje quatro obras importantes: a primeira obra é Clementina-Bilac-Araçatuba, nós vamos recuperar… Essa nós incluímos no BIRD, no programa do Banco Mundial, então já está incluído no BIRD, é o prazo da gente assinar o contrato com o BIRD e nós vamos licitar a obra, incluímos no programa do BIRD. São 38 km da Eliezer, SP-463 Clementina-Bilac-Araçatuba, são 44,5 milhões de reais. Depois incluímos também no Banco Mundial o trecho, são 15,6 milhões, o trecho, essa obra de Clementina-Bilac-Araçatuba é recapeamento, pavimentação dos acostamentos, dispositivos de acesso e implantação de faixas adicionais. Depois, o trecho de Araçatuba fora da aérea urbana até o Rio Tietê nós estamos incluímos também no BID, são 15,6 milhões, recapeamento, pavimentação de acostamento e implantação de faixas adicionais e implantação de dispositivo em desnível, ou seja, obra de arte viaduto. E duas obras que são as mais urgentes, porque é dentro da cidade, praticamente, da área urbana, nós vamos duplicar e o Governo vai executar imediatamente. É do km 38 ao 42, dá quase quatro km, trecho urbanizado de Araçatuba até Marechal Rondon, 21 milhões de reais porque têm muitos viadutos, dispositivos nessa duplicação, sai mais cinco milhões o km. E o trecho Araçatuba norte, do km 45 ao km 50, 30 milhões de reais, que é o trecho que vai para o Rio Tietê. Então nós estamos liberando 51 milhões para duplicar a Eliezer dos dois lados. Nós vamos duplicar a Eliezer dos dois lados, 51 milhões. Mais 44 milhões para ir a Bilac e Clementina e mais 16 milhões para chegar com acostamentos, terceira faixa, recapeamento até o Rio Tietê. Então, uma obra estruturante para Araçatuba, para a região e ela vai integrar os modais, vai integrando os modais, porque nós vamos integrar a hidrovia com a rodovia e com a aerovia e com a ferrovia, a integração de todos os modais. Mas eu quero aqui agradecer ao doutor Antônio Ferreira Pinto, dá um passinho para frente, Ferreira Pinto. Nós temos um grande secretário da Segurança Pública, essa não é uma área fácil, é uma guerra que tem que vencer batalha todo dia e o Ferreira Pinto está fazendo um grande trabalho, um grande trabalho, sério, trabalhador e São Paulo hoje está liderando a redução de homicídios no Brasil. O Brasil tem 26 homicídios por dez mil habitantes, a média brasileira, alguns estados é 40, 50, 60, São Paulo é 9,52.

Quero aqui cumprimentar a Polícia Militar, estamos com 95 mil homens e mulheres na Polícia Militar, 35 mil policiais civis e mais de quatro mil policiais da Polícia Científica, então uma força grande e bem treinada, tecnologia de ponta, equipamentos de última geração, modernos, para proteger a população. Queria agradecer aqui aos nossos… As lideranças aqui da região, agradecendo ao Dilador, que é aqui de Araçatuba, uma liderança importante. Ao doutor Jorge Maluly, que foi nosso deputado federal aqui todo esse tempo, liderança importante da região. Agradecer aos vereadores aqui de Araçatuba e da região, agradecer aos nossos parceiros, a Santa Casa, as APAEs, a sociedade civil, os trabalhos culturais, esportivos, tão importante que a sociedade civil faz. Agradecer aos nossos prefeitos, cumprimentando e agradecendo ao Cido, prefeito anfitrião aqui de Araçatuba, conte conosco, nós trabalhamos nos 645 municípios do estado, trabalhando juntos em benefício da nossa população. Estamos unidos, o que caracteriza… O Brasil é uma república federativa, o que caracteriza a federação é a cooperação entre os entes federados. Município não pode empurrar as coisas para o estado, o estado empurrar para a União, mas nós temos é que dar as mãos, trabalhar juntos para poder fazer mais e melhor ainda em benefício da nossa comunidade.

Muito obrigado, Araçatuba.