Governo inaugura restauração de escola histórica em Campinas

Os investimentos foram de R$ 4,3 milhões para reforma em unidade que é tombada pelo CONDEPHAAT e uma das mais antigas da rede no Estado

qua, 13/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, inaugurou o restauro da Escola Estadual Culto à Ciência, em Campinas, nesta quarta-feira, 13. A unidade é tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e completou 132 anos no último dia 12 de janeiro, sendo uma das mais antigas da rede em todo o Estado. As obras foram realizadas entre agosto de 2008 e julho de 2010, com investimento de R$ 4,3 milhões. 

A escola passou por restauro geral, que compreendeu reforma da cobertura, forros, pisos, rede elétrica e hidráulica, esquadrias de madeira, esquadrias metálicas, revestimentos internos e externos, substituição de vidros, impermeabilizações, alvenarias e pintura de ambientes e fachadas. O projeto foi desenvolvido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com aprovação do CONDEPHAAT.

O prédio foi fundado em 12 de janeiro de 1873 e desde 1896 funciona como escola estadual. Dentre as personalidades que estudaram na Culto à Ciência estão: Alberto Santos Dumont; Regina Duarte; Fausto Silva; Moacyr Castro (jornalista e escritor); Dom João Nery (bispo); Júlio de Mesquita (jornalista e fundador do jornal O Estado de São Paulo); Azael Lobo; Penido Burnier (médico); Francisco Amaral (ex-prefeito de Campinas); Edivaldo Orsi (ex-prefeito de Campinas); Renato Simões (advogado e político); Carlos Zara (ator); Egas Francisco (artista plástico); Roberto Maya (ator, locutor, diretor e roteirista).

Atualmente, a Escola Estadual Culto à Ciência atende a 1.227 alunos do Ensino Médio, divididos em três turnos. Ao todo, são 15 salas, que abrigam 45 classes. A unidade possui laboratórios de ciência, física, química, biologia e informática, além de um teatro com mil assentos. Também conta com ginásio de esportes e um campo de futebol.

Da Secretaria da Educação