Cooperação com Ministério de Ciência e Tecnologia fortalece inovação tecnológica em São Paulo

A implantação de parques tecnológicos, com a aproximação de universidades ao setor privado é um objetivos do acordo

qui, 06/06/2002 - 18h25 | Do Portal do Governo


‘Estamos abrindo caminho para uma parceria muito positiva, especialmente na área da inovação tecnológica e para a implantação de parques tecnológicos, aproximando as universidades e institutos de pesquisa com o setor produtivo’, disse o governador Geraldo Alckmin ao assinar nesta quinta-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, protocolos de cooperação do Estado com o Ministério de Ciência e Tecnologia.

O ministro Ronaldo Mota Sardenberg lembrou que destinou R$ 550 milhões no ano passado para São Paulo, representando 30% dos recursos da pasta. ‘Em contrapartida, o Estado contribui com 50% da produção científica brasileira’, destacou.

Além da implantação e estudos de parques tecnológicos nas proximidades dos grandes centros universitários como Cidade Universitária da USP e Unicamp, o protocolo de cooperação técnica e científica do Ministério com o Governo paulista propõe ainda o desenvolvimento de projetos dentro do Programa Nacional de Microeletrônica e o estabelecimento de design houses, parceria do Programa de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do Ministério com a Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), entre outras ações.

Também foram firmados outros três acordos de cooperação. Um deles envolve a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para realizar a primeira fase do projeto ‘Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação’. Outro protocolo, também envolvendo a Secretaria, foi assinado com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visando cooperação nas áreas de tecnologia de aceleradores de elétrons, luz sincroton e biologia molecular estrutural.

Na área de pesquisa e inovação, foi assinado acordo entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT para desenvolver iniciativas voltadas ao fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação Tecnológica. Por meio desta cooperação, o IPT pretende atuar de forma mais ativa na formulação de políticas públicas relacionadas à pesquisa e inovação.

O governador lembrou que todas essas ações permitem que São Paulo ganhe maior competitividade, com a redução de custos e a melhoria de qualidade, possibilitando aumento de exportação e geração de emprego e renda. ‘O governo investe R$ 1 milhão por dia em pesquisa, ciência e tecnologia por meio da Fapesp, que está completando esta semana, 40 anos de existência’, afirmou.

Para Alckmin, uma das provas do avanço da alta tecnologia em São Paulo é a Embraer, que vai inaugurar na próxima semana uma nova fábrica em Gavião Peixoto, na região de Araraquara. ‘Hoje, nosso principal produto na pauta de exportação é o avião, o que mostra nossa capacidade de competição no mundo globalizado.’ O governador lembrou que, em São Carlos, está sendo instalado o segundo campus da USP, voltado para o desenvolvimento do pólo da aeronáutica.