Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 05/06/2002 - 13h19 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Uma nova frente fria avança pelo sul do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões do Brasil, exceto no extremo norte da região Norte, o sol predomina devido à atuação da uma extensa massa de ar seco. No decorrer da semana os modelos numéricos de tempo não indicam mudanças significativas no tempo.

A massa de ar seco atua na maior parte do país. Em função disso, o tempo fica aberto na maior parte do estado paulista, sem previsão de chuvas. Essas condições de tempo favorecem o acúmulo de poluentes na baixa atmosfera, deixando a qualidade do ar prejudicada.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 6
No decorrer da quinta-feira prevalecem as condições de tempo estável em todas as áreas do estado paulista. Na Capital, as temperaturas variam entre 16ºC e 28ºC, favorecendo uma situação confortável para a região. Os modelos numéricos de tempo não indicam a previsão de chuvas.

Sexta-feira, dia 7
Na madrugada uma frente fria passa pelo oceano, ocasionando leve mudança do tempo na faixa leste paulista, especialmente no litoral sul, onde ocorrem chuviscos. No interior, a ausência de chuvas e a evaporação favorecida pelo predomínio de sol, causam déficit hídrico do solo e os índices de queimadas ficam elevados. As temperaturas ficam ligeiramente elevadas no decorrer do dia.

Sábado, dia 8
O final de semana começa com sol desde cedo, favorecendo a rápida elevação nas temperaturas em todas as áreas. O tempo seco aumenta o déficit hídrico do solo, favorecendo a ocorrência de queimadas. Tais condições de tempo seco e quente também são desfavoráveis à dispersão de poluentes.

Domingo, dia 9
No decorrer do dia o sol predomina em todo o estado paulista. Além disso, os ventos que sopram do quadrante norte trazem ar quente, favorecendo a rápida elevação das temperaturas. Ainda não há previsão de chuvas.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior