Escolas indígenas receberão 50,5 mil livros didáticos bilíngues

Material, destinado a 1.400 estudantes de aldeias indígenas, é bilíngue e diferenciado para cada uma das cinco etnias presentes no Estado

ter, 28/09/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação enviará para as 32 escolas indígenas da rede estadual de educação 50,5 mil livros destinados ao ensino de estudantes das cinco etnias indígenas do Estado. O material, produzido por professores formados pelo Magistério Intercultural Superior Indígena da Universidade de São Paulo (USP), é bilíngue e diferenciado para as tribos guarani, tupi guarani, terena, kaingang e krenak. Os kits contêm livros didáticos e narrativas da cultura indígena, e têm como objetivo facilitar a alfabetização tanto na língua materna quanto na  língua portuguesa. Além dos livros, as escolas também receberão jogos educativos e dicionários.

Nas classes indígenas do Estado, os 1.400 alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar. As matérias, porém, são abordadas a partir da cultura de cada tribo e para isso, contam com professores das próprias aldeias. Assim, além dos temas do currículo convencional, os alunos também estudam questões relacionadas à sua cultura. Em sala de aula, os professores transmitem a importância da preservação da história e da tradição dos povos indígenas.

“Nossas escolas indígenas evoluíram muito. Quando eu estudei, eram escolas improvisadas nas aldeias”, conta Jerá Poty Miri, da aldeia Morro da Saudade, localizada na Zona Sul de São Paulo. “Felizmente, consegui me matricular, aos 11 anos, em uma escola de brancos. Na época, eu só falava Guarani, mas tive uma professora que me ajudou muito a aprender o português”, relembra Jerá que se tornou professora e hoje dá aulas na Escola Indígena Guyrá- Pepo, na mesma aldeia em que cresceu. “Desde criança eu já nutria o sonho de ensinar. Tudo o que eu aprendia na aula, repassava depois aos meus amigos na aldeia”, diz ela, que defende a importância de ter professores índios ensinando nas aldeias para que a cultura seja preservada.

Hoje, 79 dos 153 professores que lecionam em escolas indígenas são formados pelo Magistério Intercultural Superior Indígena/USP.       

“Ter professores que compartilham da mesma cultura dos alunos é fundamental para preservação da história e da tradição desses povos. Paralelamente, o material bilíngüe é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos estudantes”, diz o secretário Paulo Renato Souza.

As escolas indígenas estão distribuídas por 11 Diretorias de Ensino (Bauru, Caraguatatuba, Itararé, Miracatu, Norte-1, Penápolis, Registro, Santos, São Vicente, Sul-3 e Tupã) e funcionam por ciclos. O Ensino Fundamental compreende os Ciclos I (1º ao 3º ano), II (4º ao 6º ano) e III (7º ao 9º ano). O Ciclo IV refere-se ao Ensino Médio.

Títulos que compõem o kit

“Educação Escolar em contexto bilíngüe Intercultural” – o livro apresenta um conjunto de atividades de oralidade, leitura e escrita, para uso dos professores indígenas no preparo de aulas para a Educação Infantil , Ensino Fundamental e Médio.

“Jogos Educativos para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Indígenas” – o livro incentiva reflexões sobre questões linguístico-discursivas, sociolinguísticas e etnolinguísticas que envolvem o ensino e aprendizagem, voltado à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“Narrativas de Memória” – o livro é uma coletânea de textos com ricas experiências das trajetórias pessoais e profissionais dos professores-autores, voltado ao Ensino Fundamental e Médio.

“Vocabulário Bilíngue” – os livros (um exemplar para cada etnia) são uma coletânea de vocabulários bilíngues, resultado do levantamento de palavras do repertório de cada um dos professores, pesquisas com os mais velhos da comunidade, leitura de glossários e reuniões entre os professores indígenas. O material é voltado para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

“ARTE-IN” – são 20 volumes bilíngues relatando a cultura de cada uma das cinco etnias existentes no Estado de São Paulo, voltados para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

“Um caminho para a Educação Escolar Indígena” – o livro é uma experiência reflexiva dos educadores não indígenas no encontro com os professores indígenas no processo de ensino e aprendizagem, construída no dia-a-dia por meio das diferentes vertentes que compõem o seu complexo sócio-cultural. O material compreende três volumes: Livro I – Da Teoria à Prática; Livro II – Pensando a Sala de Aula; e Livro III – Historias de Aulas. São destinados aos professores indígenas em auxílio à prática docente.

Da Secretaria da Educação