Governo entrega estações Tamanduateí do Metrô e da CPTM

Com entrega desta estação, Governo conclui ampliação da Linha 2-Verde, que liga a Vila Madalena a Vila Prudente

ter, 21/09/2010 - 8h10 | Do Portal do Governo

(atualizado 12h15)

O Governo de São Paulo entregou nesta terça-feira, 21, a estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde, do Metrô, e da Linha 10-Turquesa, da CPTM, que beneficiará diretamente milhares de usuários ao reduzirem o tempo de deslocamento entre o ABC e as regiões da av. Paulista e Pinheiros. O evento contou com a participação do governador Alberto Goldman e do Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

A entrega de Tamanduateí também simboliza o início da implantação do conceito de Autoridade Metropolitana de Transporte, com a chegada de três linhas de ônibus intermunicipais da EMTU (562TRO, 018TRO e 047TRO), resultantes de estudos preliminares elaborados em conjunto entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e a Prefeitura de São Caetano do Sul. Primeira medida efetiva, essas linhas atendem os três principais eixos de deslocamento em São Caetano.

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre a STM e a Prefeitura de São Caetano do Sul. O documento tem o objetivo de juntar esforços e cooperação para o desenvolvimento de projetos e medidas integradoras da rede metropolitana de transportes públicos, focando no planejamento e na otimização do sistema.

Integração

A entrada em operação de Tamanduateí também consolida o conceito de integração intermodal, à medida que permite a conexão com vários meios de transporte (trens, ônibus intermunicipais e municipais, táxis e bicicletas). Além disso, em breve, o Metrô também implantará um estacionamento E-Fácil vizinho à estação.

Tamanduateí também possibilitará aos moradores do ABC chegar mais rápido à av. Paulista, por exemplo. O tempo de viagem entre as estações Tamanduateí e Trianon-Masp será de 15 minutos.  Outras conexões também poderão ser feitas a partir de Tamanduateí: na Linha 1-Azul, nas estações Paraíso e Ana Rosa, e na Linha 4-Amarela, na estação Paulista.

Economia

Outra vantagem para os usuários é a economia de 12% na tarifa ônibus intermunicipal/CPTM ou ônibus intermunicipal/Metrô. O valor da integração para as três linhas de ônibus da EMTU que ligarão São Caetano e Santo André a Tamanduateí será de R$ 4,60 contra R$ 5,25; uma economia de R$ 0,65 por viagem ou cerca de R$ 30,00 por mês.

Operação Assistida

Inicialmente, a estação Tamanduateí, do Metrô, funcionará em Operação Assistida das 9h às 16h30, juntamente com a estação Vila Prudente, realizando viagens gratuitas nesse trecho. Já a estação Tamanduateí, da CPTM, não terá Operação Assistida; funcionará até meia-noite e, a partir de quarta-feira, será aberta às 4h da manhã, seguindo o horário padrão da CPTM, que é das 4h à meia noite.

Os usuários do Metrô que quiserem seguir viagem pela Linha 2-Verde terão de pagar tarifa na estação Sacomã. Caso queiram migrar para a Linha 10-Turquesa, da CPTM, em Tamanduateí, também será preciso pagar a passagem.

Durante a Operação Assistida, CPTM e Metrô controlarão o fluxo de usuários que pagaram a passagem e farão conexão gratuita em Tamanduateí. Assim, os passageiros que estiverem na Linha 10-Turquesa, da CPTM, poderão transferir-se para o Metrô, em Tamanduateí. Quem vem da Linha 2-Verde, com exceção de Vila Prudente, também poderá embarcar na Linha 10-Turquesa, gratuitamente.

Fora desse horário, ou seja, das 4h40 às 9h00 e das 16h30 às 21h, será mantida a Ponte Orca, com micro-ônibus fazendo o trajeto entre as estações Tamanduateí e Sacomã, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Para ter direito a essa viagem, o usuário deverá apresentar a senha que identifica que a tarifa já foi paga no início da viagem.

Para o usuário das três linhas de ônibus da EMTU que têm ponto final na estação Tamanduateí, serão entregues bilhetes magnéticos convencionais, exclusivos para embarque na CPTM ou no Metrô, uma vez que ao adquirir o bilhete de integração (R$ 4,60) ele terá de informar se seguirá viagem pela CPTM ou Metrô. Nos horários fora da Operação Assistida, os passageiros dessas três linhas da EMTU também poderão usar a Ponte Orca, apresentando o bilhete magnético.

Além de folhetos e cartazes nas estações, as equipes de empregados da CPTM, Metrô e EMTU serão reforçadas para orientarem os usuários sobre as novas conexões, em Tamanduateí.

Integração EMTU

As estações Tamanduateí (Metrô e CPTM) têm integração tarifária com três linhas metropolitanas da EMTU/SP. O valor da integração é R$ 4,60 e é válido apenas em Tamanduateí.

A integração com o Metrô e a CPTM será feita com a utilização de bilhetes magnéticos convencionais. O usuário que segue no sentido Tamanduateí, ao embarcar em uma das três linhas citadas, deverá solicitar ao cobrador dos ônibus a integração com o Metrô ou a CPTM. O pagamento da tarifa poderá ser feito em dinheiro ou com o débito no Cartão BOM. 

Já o passageiro que segue no sentido São Caetano do Sul ou Santo André deverá comprar o bilhete magnético de integração Metrô/EMTU (Integração Tamanduateí) ou CPTM/EMTU (Integração Tamanduateí), que será utilizado para a entrada na estação e depois entregue ao cobrador do ônibus como pagamento da passagem.

Arquitetura e tecnologia no Metrô

Seguindo os novos conceitos modernos e arquitetônicos já conhecidos nas estações Sacomã, Vila Prudente e nas da Linha 4-Amarela, Tamanduateí é a 14ª parada da Linha 2-Verde que liga Vila Madalena a Vila Prudente e tem 14,7 km de extensão.

Localizada na av. Presidente Wilson, nº. 4.841, próxima do centro de São Caetano do Sul, conta com dois acessos (um pela própria avenida e outro pela rua Guamiranga, nº 600). A estação tem 14.890 m² de área construída e deverá receber gradativamente cerca de 70 mil usuários por dia.

Equipamentos tecnológicos de última geração como portas de plataforma (estruturas de vidro que dão mais segurança ao usuário), portas de vidro na linha de bloqueio (tecnologia que dá mais agilidade ao embarque) eescadas rolantes inteligentes, que operam com velocidade reduzida quando não estão sendo usadas e aumentam a velocidade automaticamente quando utilizadas, proporcionando economia de energia elétrica, fazem parte da nova estação, que também tem circuito fechado de TV.

Totalmente acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, Tamanduateí conta com quatro elevadores, dispostos no mezanino e nas plataformas, pisos táteis, comunicação em braile, sanitários públicos, além de dez escadas rolantes.

Outros atrativos da Linha 2-Verde são o estacionamento E-Fácil na estação Santos-Imigrantes e os bicicletários nas estações Vila Madalena e Paraíso, com empréstimos de bicicletas por até uma hora.

CPTM entrega mais uma estação com qualidade de metrô

Para atender a demanda de integração com o Metrô, a CPTM construiu um novo edifício, na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra). Com arquitetura arrojada, a 300 metros da antiga, que será desativada, a nova estação tem 10.854 m² e está entre as cinco maiores da CPTM. A expectativa é que o movimento diário passe gradativamente de 13.500 para33 mil passageiros por dia.

Localizada na rua Guamiranga, nº 600, a estação ganhou dois acessos: um pela própria rua e outro pela av. Presidente Wilson, nº 4.841. Tamanduateí também conta com novas plataformas, salas técnicas operacionais mais modernas e um espaço para atendimento ao usuário. O mezanino da CPTM é interligado ao do Metrô. Nova infraestrutura de sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência foi implantada.

Tamanduateí é totalmente acessível, com quatro elevadores, mapa e rota táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência, além de dez escadas rolantes inteligentes. A estação conta com circuito fechado de TV.

Outro recurso implantado é o sistema de captação de águas pluviais para reúso, armazenadas em reservatórios. Para evitar possíveis alagamentos, cerca de 600 metros de extensão de trilhos foram substituídos e elevados em um metro da cota original.

Vale ressaltar que metrô é uma forma de operar trem seja subterrâneo, de superfície, seja elevado, em qualquer lugar do mundo.  São cinco os itens que caracterizam esse serviço: intervalos iguais ou menores do que 6 minutos, confiabilidade de 95% (menos falhas técnicas e mais regularidade), segurança, qualidade das estações e dos trens. Esses índices estão sendo adotados pela CPTM.

Bicicletário

Administrado pela CPTM, conta com estrutura arquitetônica diferenciada, banheiro e 160 vagas gratuitas, permitindo aos moradores fazer o trajeto de casa até a estação utilizando uma opção de transporte não poluente. Com a entrada em operação desse bicicletário, a STM contabiliza 40 unidades: 19 na CPTM, 15 no Metrô e 6 na EMTU, totalizando 6.387 vagas (420 no Metrô, 5.139 na CPTM e 828 na EMTU).

Autoridade Metropolitana de Transporte

Em junho passado, encontro entre o Secretário José Luiz Portella e o prefeito José Auricchio Júnior deu início ao projeto-piloto para a implantação da Autoridade Metropolitana de Transporte (AMT), com a adesão pioneira de São Caetano do Sul.

O objetivo foi elaborar estudos visando à readequação de linhas de ônibus, para otimizar a ligação do transporte sobre pneus com o sistema de alta capacidade (trilhos), de forma a melhorar o deslocamento das pessoas após a entrada em operação da estação Tamanduateí, do Metrô.

A Autoridade Metropolitana de Transporte terá autonomia administrativa e financeira, com a atuação voltada ao planejamento e à gestão do sistema de transporte metropolitano, conduzindo as diretrizes da Política de Transporte Metropolitano de Passageiros.

As atribuições da AMT deverão ser definidas no momento de sua criação, tendo como referência os modelos de autoridades metropolitanas já existentes em Londres e Nova York, entre outros, adequados às condições de São Paulo.

Além de estabelecer as diretrizes da Política de Transporte Metropolitano de Passageiros para as três regiões metropolitanas, a AMT tem como objetivo estimular o aumento da qualidade e da produtividade desses serviços, promovendo as integrações intermodais e tarifárias.

As medidas a serem adotadas pela AMT visam desestimular o uso do transporte individual, atraindo mais usuários para o transporte público coletivo, além de incentivar o uso do transporte não motorizado (viagens a pé e de bicicleta).

A implantação da Autoridade Metropolitana de Transporte passa pela criação de um consórcio (a exemplo do que ocorre em Madri e Barcelona, na Espanha, e em Recife/Olinda, no Brasil), conforme a Lei Federal 11.107, de abril de 2005, tendo como consorciados o Estado e os municípios que quiserem aderir.

Rede conectada

A Linha 2-Verde chegará ao extremo da Zona Leste de São Paulo. Futuramente, a estação Vila Prudente terá conexão com o metrô leve, que seguirá até Cidade Tiradentes, passando por São Matheus. Para se ter ideia, quando a obra estiver concluída, o usuário fará em cerca de 45 minutos o trajeto entre as estações São Matheus e Trianon-Masp, percurso que hoje leva aproximadamente 1h20.

Vila Prudente também será um ponto importante de conexão e de descongestionamento do sistema metro-ferroviário, com a implantação da futura Linha 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), do Metrô. A estação Tiquatira integrará as Linhas 15-Branca e 12-Safira, da CPTM, enquanto a estação Penha ligará as Linhas 3-Vermelha e 15-Branca, do Metrô, e 11-Coral, da CPTM. 

Até 2011, serão investidos R$ 23 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km (2007) para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 152 trens: 47 para o Metrô e 105 para a CPTM.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos