Ipem reprova nove lotes de produtos de uso veterinário na Operação Bicho Bom

Objetivo foi verificar se as informações descritas nas embalagens estão de acordo com o conteúdo que o consumidor pretende comprar

ter, 03/08/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, autou nove (10,11%) lotes de produtos destinados a animais durante a Operação Bicho Bom, realizada na segunda-feira, 2.

Os fiscais verificaram 89 lotes de produtos pré-medidos (pesados ou medidos sem a presença do consumidor) para uso pet. O objetivo foi fiscalizar se as informações quantitativas descritas nas embalagens de itens como ração, vacina, vermífugos, bactericidas, produtos para limpeza, banho ou diversão, entre outros, estão de acordo com o conteúdo que o consumidor pretende levar para casa.

Os exames foram realizados simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os produtos irregulares e têm dez dias para apresentar defesa à Procuradoria Jurídica do instituto, que definirá multa que varia de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume a responsabilidade sobre possíveis erros.

Clique aqui e confira a relação de produtos que apresentaram irregularidades.

Do Ipem