Vale do Ribeira ganha fórum para combater trabalho infantil

Região passa a integrar rede de proteção contra o problema

seg, 03/05/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Vale do Ribeira ganhou uma importante ferramenta para combater o trabalho infantil. Nesta sexta-feira, 30, foi instalado o Fórum Regional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, em Registro. A iniciativa é do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e dos municípios do Vale do Ribeira com apoio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS.

Com o fórum, o Vale do Ribeira passa a integrar a Rede de Proteção do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A entidade está completando 10 anos e tem o objetivo de promover a prevenção e a erradicação do trabalho infantil e proteger o adolescente trabalhador, por meio do esforço conjunto e articulado de organizações governamentais e não governamentais, entidades públicas e privadas, sociedade civil organizada e cidadãos comprometidos com o tema.

Um levantamento prévio realizado na região aponta diversos tipos de atividades relacionadas ao trabalho infantil, principalmente as ilícitas, como o tráfico de drogas, a exploração sexual e o envolvimento em roubo de cargas. No mapeamento, a Rodovia Régis Bittencourt foi um dos locais com maior concentração de trabalho intanfil.

A instalação do fórum regional é fruto de um circuito estadual, realizado em 2008 com a participação de cerca de 1.300 profissionais de diversas áreas, representando 326 municípios em 15 seminários regionais realizados em São Paulo.

Da Seads