Prestes a completar um ano, a lei antifumo deve entrar em uma nova fase. O governo estadual, autor da legislação aprovada em 7 de maio de 2009, quer agora banir qualquer tipo de propaganda da indústria tabagista, principalmente a voltada aos jovens.
Embora esse tipo de anúncio já seja proibido por leis federal e estadual, muitas marcas de cigarro ainda são vinculadas a nomes de festas patrocinadas, shows e rodeios. Além disso, essas logomarcas são exibidas em brindes como porta-copos e até nos tampos de mesas de bar.
Segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Cristina Megid, a primeira etapa da fiscalização da lei antifumo, iniciada em agosto, quando as regras passaram a vigorar, esteve focada totalmente nos estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas.
A partir de agora, a vigilância passará a flagrar também a publicidade tabagista difundida nesses estabelecimentos.
O Sindifumo, sindicato da indústria do tabaco, disse que o setor já respeita as leis que vetam a publicidade.