Mais de 12 mil turistas viajaram no Expresso Turístico em um ano

Pesquisas re velam que 90% dos turistas com destino a Jundiaí e 82% a Mogi das Cruzes tiveram suas expectativas superadas ou atendidas

seg, 19/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Expresso Turístico da CPTM completou um ano no domingo, 18, registrando mais de 12 mil viajantes nos dois trajetos em operação: Luz-Jundiaí (aos sábados) e Luz-Mogi das Cruzes (quinzenalmente aos domingos).  Ao todo foram realizadas 75 viagens, sendo sete delas passeios extras, oferecidos pela CPTM devido a grande procura. Por ser o primeiro implantado e com a maior freqüência (semanal), o trajeto até Jundiaí concentrou o maior número de turistas no primeiro ano: 9.400. O percurso até Mogi das Cruzes, realizado desde junho de 2009, transportou 2.800 passageiros.

Pesquisas realizadas no ano passado indicam que 90% dos turistas com destino a Jundiaí e 82% a Mogi das Cruzes tiveram as expectativas superadas ou atendidas pelo Expresso Turístico. Com relação ao perfil dos usuários, mais de 60% são mulheres, a maioria tem ensino superior completo, viaja com a família e mora em São Paulo.

Lançada como projeto-piloto no trajeto entre São Paulo e Jundiaí, a iniciativa acabou se consolidando como uma boa opção para conhecer os pontos turísticos que ficam próximos à capital. Além disso, o serviço proporciona uma imersão na história, cultura, a arquitetura de forte influência dos ingleses e no ambiente bucólico da ferrovia, durante as viagens realizadas nos mesmos vagões utilizados nas viagens de longo percurso entre as décadas de 60 e 90 no Estado.

Paranapiacaba

O Expresso Turístico Paranapiacaba tem previsão de início de operação em julho, quando acontece o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba. O serviço deverá ser operado quinzenalmente aos domingos pela CPTM nos mesmos moldes dos trajetos já existentes como Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes. Para viabilizar o roteiro, CPTM e MRS (que detém a concessão do trecho entre Rio Grande da Serra à Vila), estão finalizando o cronograma das obras necessárias, entre elas a recuperação da via permanente. A instalação de uma estação temporária na vila histórica ficará a cargo da Prefeitura de Santo André.

Roteiros

A passagem custa R$ 28,00 e é vendida somente na Estação da Luz, das 6 horas às 18h30. Há descontos quando há mais de um passageiro, chegando a 50% de um até três acompanhantes. Além do passeio de trem, é possível adquirir roteiros opcionais com as operadoras turísticas locais autorizadas (pacotes não inclusos na tarifa da viagem de trem). No caso de Jundiaí, as opções são os roteiros cultural (museus e centro histórico), ecológico (caminhada na Serra do Japi, city tour e visita ao Parque da Cidade) e do Circuito das Frutas. Já Mogi das Cruzes oferece os roteiros Circuito das Flores (maior produção de orquídeas do Brasil), Parque da Neblina (flora e fauna da Serra do Mar, trilhas e banhos).

O trem

A viagem é feita a bordo de um trem, composto por uma charmosa locomotiva, da CPTM, e dois vagões de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores treinados pela CPTM dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), por intermédio da CPTM, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), com apoio da ABPF, do IPHAN e das prefeituras de Jundiaí e Mogi das Cruzes.

Informações

Para obter mais informações sobre o Expresso Turístico, consulte o hotsite do serviço: http://www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico. Os turistas também podem relatar sua experiência de viagem, compartilhando suas opiniões e imagens com outros internautas no Diário de Bordo e ainda fazer o download de fotos na página do Flickr da CPTM.

Da CPTM