Governo de SP recupera mais 400 fachadas de imóveis em União de V. Nova, zona leste da Capital

No bairro, também foram finalizadas a revitalização da Rua Catléias, a urbanização de 16 ruas e será entregue um galpão de reciclagem

sáb, 27/03/2010 - 16h25 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, anuncia neste sábado, 27, a conclusão de diversas obras em União de Vila Nova, zona leste da Capital. Entre as obras concluídas está a revitalização da fachada de 400 casas pelo Programa “São Paulo de Cara Nova”, o Galpão de Reciclagem, a revitalização da Rua Catléias e a urbanização de 16 ruas do bairro.

O núcleo União de Vila Nova é uma ocupação irregular que está sendo urbanizada pela CDHU. Por meio do Programa “São Paulo de Cara Nova”, nas áreas já urbanizadas, as casas têm as fachadas recuperadas, conforme projeto cromático do arquiteto Ruy Ohtake. Lançado em 2008, o programa tem como objetivo a valorização da paisagem urbana dos bairros da periferia urbanizados pela Companhia. Na primeira fase, 300 residências receberam pintura, reboque e chapisco nas paredes externas. Agora, mais 400 casas foram revitalizadas.

 

A Rua Catléias foi contemplada com o “Boulevard Catléias”, um projeto específico que implantou uma ciclovia, passeio, bancos e tratamento paisagístico. Outras 16 ruas do bairro foram urbanizadas e receberam redes de água, esgoto, pavimentação, passeios e paisagismo.

Já o galpão de reciclagem será utilizado pela Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança. No local, o material reciclado recolhido passará por triagem, pesagem e será prensado para venda. Antes, os catadores utilizavam um local improvisado com redes.

Projeto Pantanal – Ação integrada do governo estadual, o Projeto Pantanal é desenvolvido em uma área de cerca de 908.000 m² , onde estão localizados os núcleos União de Vila Nova e Vila Nair, ocupações irregulares, e o empreendimento Vila Jacuí. Trata-se de um projeto completo de atendimento habitacional que prevê investimentos em obras de urbanização como: implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica, iluminação pública, pavimentação de ruas, paisagismo, sistema de lazer, além de obras estruturais como canalização dos córregos e drenagem para acabar com as enchentes. O objetivo é criar infraestrutura e transformar o local em um novo bairro.

Na primeira etapa já concluída foram beneficiadas 4.831 famílias, sendo 2.385 com urbanização e 2.446 com novas moradias. Para a 2ª etapa, cujas obras já estão em execução, mais 3.479 famílias estão sendo atendidas; 2.915 com a urbanização e 564 com novas moradias. Quando o processo for finalizado, 8,3 mil famílias terão sido beneficiadas e todas as casas estarão com as fachadas recuperadas.

Da CDHU