Ipem-SP é autorizado pelo Inmetro para certificação de silos

Instituto é o primeiro órgão público do País credenciado para fazer este trabalho

qui, 11/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, foi autorizado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para certificar de unidades armazenadoras em ambiente natural. Com isso, se torna o único órgão público com capacidade reconhecida para realizar essa tarefa em todo o País, ao lado de 11 empresas privadas que já fazem o trabalho.

No Brasil há 17 mil silos e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera a certificação de todos até 2013, com a meta de 25% por ano. Só em São Paulo, o número de unidades armazenadoras chega a 1.386. “Estamos capacitados e autorizados para a demanda, com técnicos e especialistas no assunto”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Segundo a coordenadora do Ocipem, Naciolinda Obers, dados do Mapa apontam para uma perda de 10% da safra no Brasil de produtos como trigo, soja, açúcar, café e arroz, devido à logística e armazenamento inadequados. Em volume, isso representa 14 milhões de toneladas a menos na safra de estimada para 2010. “O objetivo do governo é reduzir pela metade esse desperdício com a imposição de regras e padronização do processo, fatores importantes para isso. As perdas são muitas com armazenagem inadequada que gera apodrecimento e microorganismos no produto”, explica.

Naciolinda informa que durante o processo de auditoria para a certificação, os profissionais do Ipem-SP devem checar nos silos itens como índices de umidade, impurezas, uso de agrotóxicos na limpeza, além da entrada e saída do produto, por exemplo. O órgão apresenta um relatório à Comissão de Certificação, formada por especialistas no setor que não têm vínculo com o Ipem, que valida ou não o resultado.

A empresa tem 60 dias para correção de problemas detectados ou, dependendo da irregularidade, deve preparar um plano de ação corretiva. “Nos casos mais graves, após o prazo e o comprometimento para a correção, o Ipem-SP agenda visita ao local para novos exames”, afirma a coordenadora.

Avaliação da conformidade

O Ocipem tem se destacado pela prestação de serviços a empresas e órgãos públicos, avaliando a conformidade de produtos adquiridos. Em 2009, dois exemplos foram a contratação pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para a avaliação de mochilas a serem distribuídas na rede escolar e pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, para inspeção no fornecedor da montagem e análise dos kits escolares, material pedagógico, imobiliário, uniformes e brinquedos.

Do Ipem