Serra prestigia lançamento do Passaporte do Cidadão Global

Evento também marca estréia da mostra O Pequeno Príncipe na Oca no Parque do Ibirapuera

qua, 21/10/2009 - 19h02 | Do Portal do Governo

Atualizado às 21h

O governador José Serra e a primeira-dama Monica Serra participaram do lançamento do Programa Passaporte do Cidadão Global nesta quarta-feira, 21, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Idealizado pela ONG Arte Sem Fronteiras, que é presidida por Monica Serra, o programa de educação ambiental foi inaugurado pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, padrinho do projeto, e tem como tema “Um planeta melhor para nossas crianças ou crianças melhores para o nosso planeta?”.

Ao mesmo tempo, o Parque do Ibirapuera recebe a exposição “O Pequeno Príncipe na Oca”, que também foi inaugurada nesta quarta. As crianças que visitarem a mostra serão ouvidas para a definição sobre quais princípios e valores o cidadão deve praticar para receber o Passaporte de Cidadão Global. Os jovens darão o primeiro passo para concretizar o projeto: cada criança deixará uma mensagem na “árvore das estrelas” – um dos cenários da exposição. Esse processo lúdico será a base para formar o perfil do Cidadão Global.

Os quatro passos da construção do programa são Plantando as Estrelas, Colhendo as Mensagens, Compilando e Formando o Conceito e Indicações e, por fim, Entrega do Passaporte ao Cidadão Global. A pessoa que recebe o “título” é nomeada embaixadora das crianças para preservação dos valores do planeta do futuro. O processo deve se tornar referência e ser multiplicado por escolas de diferentes países. O trajeto internacional do projeto começa com as mensagens deixadas na exposição “O Pequeno Príncipe na Oca”.

Também prestigiaram o evento a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Batistella, o secretário adjunto da Secretaria Estadual da Cultura, Ronaldo Bianchi, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e Danilo de Miranda, diretor do SESC-SP.

“O Pequeno Príncipe na Oca”

A exposição do livro O Pequeno Príncipe leva o visitante a diferentes atmosferas, desde o cotidiano do começo do século XX em Paris até os dias atuais. Baseada na obra de Antoine de Saint Exupéry, escritor símbolo do humanismo moderno francês, a mostra pretende oferecer aos visitantes valores ecológicos aliados a brincadeiras e momentos de lazer, contemplação e reflexão, além de trazer para o País os desenhos originais e manuscritos do autor. O objetivo principal é divulgar – com humor, emoção e qualidade estética – mensagens de humanismo e preservação da Terra.

A exposição será aberta ao público na quinta-feira, 22, e ocupa os 10 metros quadrados da Oca até 20 de dezembro. Além de difundir o conteúdo de O Pequeno Príncipe, a exposição apresenta ainda as histórias do autor do livro Antoine de Saint Exupéry – que foi piloto na Segunda Guerra Mundial – bem como suas invenções e contribuições, usadas até hoje na aviação mundial. Ao todo, mais de 600 itens – entre filmes, fotografias e objetos – vão mostrar como foi a vida do piloto-poeta.

A mostra, que também uma forma de comemorar o ano da França no Brasil, revela os elementos brasileiros que serviram de inspiração para a elaboração do livro mais difundido no mundo – O Pequeno Príncipe. O público-alvo da exposição são famílias, em geral, e alunos de escolas públicas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo