Condomíno de Osasco recebe primeiras contas de medição individualizada da Sabesp

Empresa é responsável pela leitura, faturamento, emissão e gerenciamento das contas

seg, 19/10/2009 - 17h14 | Do Portal do Governo

Os moradores do Edifício Town Home em Osasco agora pagam apenas pela água que consomem. A partir deste mês, eles vão receber contas individualizadas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

A medida atende reivindicação feita pelos condôminos no final do ano passado. “Da conta de água à conta de gás, todos os pagamentos deveriam passar a ser individualizados”, lembra o síndico do prédio, Elivaldo da Silva. Engenheiro civil por formação e professor universitário nas áreas de engenharia mecânica, elétrica e civil, ele procurou informações sobre os diversos modelos de medição individualizada de água disponíveis no mercado e optou pelo ProAcqua da Sabesp. 

“Queríamos retirar o ônus do condomínio, por isso procuramos a Sabesp”, explica. Nesse tipo de serviço, a Sabesp é responsável pela leitura, faturamento, emissão e gerenciamento das contas. 

A questão da segurança foi outro ponto a favor da Sabesp. O funcionário que faz a leitura dos relógios não precisa entrar nas áreas privativas (como corredores e apartamentos) para fazer seu trabalho. Todas as informações do consumo de água de cada morador ficam registradas em um único aparelho (o concentrador), que fica instalado numa área comum do prédio. 

Para realizar esse tipo de medição, foram realizadas poucas adaptações na rede hidráulica do prédio. As mudanças foram realizadas pela Individualiza (empresa parceira no ProAcqua) para receber o programa da Sabesp. A tecnologia é fornecida pela Mobix, empresa certificada pelo Cediplac (Centro de Desenvolvimento e Documentação da Habitação e Infraestrutura Urbana), ligado à Escola Politécnica da USP. A Sabesp se associou ao Cediplac para criar o ProAcqua. 

Para a Sabesp, que atua no mercado de medição individualizada desde dezembro de 2008, a novidade foi implantar o serviço em um condomínio com ramais de água quente e fria. “É um modelo bastante inovador. Fizemos muitos testes para ver se tudo estava funcionando corretamente”, explica Regina Siqueira, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da Metropolitana, área responsável pelo ProAcqua na Sabesp. Agora, o próximo passo é a telemedição. “O próprio morador pode fazer a gestão de seu consumo”, afirmou Regina. 

A Sabesp já assinou contrato com cerca de 5.000 unidades habitacionais localizadas no litoral, interior, capital e Região Metropolitana. Nos próximos meses, a previsão é que todas essas unidades já estejam com a medição individual em execução.